Ajor promove pesquisa com organizações de jornalismo do Matopiba e Amazônia Legal

Por Ajor abr 18, 2023

Pesquisa tem o objetivo de conhecer e entender as dificuldades enfrentadas pelas iniciativas de mídia dessas regiões do país

A Ajor (Associação de Jornalismo Digital), entidade que reúne mais de 100 organizações de jornalismo no Brasil, em parceria com a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) e com apoio da CLUA (Climate and Land Use Alliance), está realizando uma pesquisa qualitativa com iniciativas de jornalismo digital localizadas nas regiões do Matopiba e Amazônia Legal. 

Matopiba é o nome usado para indicar a região formada por áreas nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, majoritariamente de cerrado, e alvo mais recente da expansão do agronegócio. 

Nesse primeiro momento, os pesquisadores ligados ao mestrado profissional em Indústrias Criativas, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Unicap (PPGI), sob supervisão dos professores, estão contatando as organizações de jornalismo para marcar uma entrevista online.

Durante a entrevista, os pesquisadores acompanham o responsável pela organização no preenchimento de um formulário com perguntas gerais, como: qual é a atual composição da equipe, estrutura de trabalho, produção de conteúdo, desafios do cotidiano, dentre outras informações que serão anonimizadas e mantidas em sigilo.

De acordo com a diretora-executiva da Ajor, Maia Fortes, a pesquisa dialoga com os três eixos de trabalho da entidade: apoio ao empreendedorismo, promoção à diversidade e defesa do jornalismo e da democracia.

“Para podermos realizar um treinamento mais específico com essas organizações, que correspondam com suas necessidades do dia a dia, precisamos entender quais são as suas demandas, além de alinhar as nossas expectativas com as das lideranças que estão à frente dessas iniciativas de mídia”, explica Fortes.

A pesquisa integra a primeira parte de um programa maior, a ser desenvolvido ao longo de 2023 e que visa – por meio de sessões de treinamento – contribuir com o fortalecimento institucional e desenvolvimento de estratégias de negócios, ampliar a cobertura jornalística sobre temas ambientais nessas regiões e apoiar os jornalistas na proteção física, jurídica e digital, dado o contexto de conflito existente nesses locais.

outras notícias

veja também