Ajor realiza pesquisa aprofundada sobre o jornalismo digital brasileiro

Por Ajor jul 13, 2023

Questionário que aborda temas como modelos de negócio, diversidade nas redações, audiência e fontes de financiamento será aplicado nas mais de cem organizações membros da Associação

Pela primeira vez desde a sua fundação, a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) realiza uma pesquisa detalhada com suas mais de cem organizações associadas para aprofundar seu conhecimento sobre o perfil do ecossistema de jornalismo digital brasileiro e os temas estratégicos para desenvolvimento do campo. Os resultados da iniciativa serão, também, essenciais para subsidiar as ações da entidade para os próximos anos, conforme as principais demandas e anseios de suas associadas.

O levantamento contempla modelos editoriais, como áreas de cobertura e formatos de distribuição; temas relacionados à gestão, como diversidade da equipe, modelos de contratação e ferramentas de proteção aos jornalistas; fontes de receita e audiência, entre outros. 

Todas as organizações associadas serão convidadas a responder. A Ajor hoje conta com 114 membros, em todas as regiões do Brasil. Os dados particulares de cada iniciativa serão mantidos em sigilo e as respostas serão analisadas, agrupadas e disponibilizadas em forma de relatório público ao final da pesquisa. O levantamento será realizado entre os dias 10 e 31 de julho

“Em dois anos, a Ajor conseguiu construir uma rede plural e relevante de organizações, que são agentes importantes na democratização do acesso à informação no Brasil. Fazer uma pesquisa com a ajuda de nossas associadas contribuirá para expandir o conhecimento hoje disponível no Brasil sobre temas essenciais para a discussão sobre a sustentabilidade do setor. Além disso, o levantamento nos ajudará a ampliar nossa relação com os membros da Associação e a construir novas políticas de fomento à área”, afirma Maia Fortes, diretora executiva da Ajor.

A análise dos dados será feita em parceria com o Instituto Matizes, organização independente direcionada à produção de dados e difusão de conhecimento desde a perspectiva de diversidade, inclusão e direitos humanos. 

outras notícias

veja também