Ajor repudia ataque a jornalista fundadora do Aos Fatos

Por Ajor mai 23, 2023

Veículo revelou que deputado repassou dinheiro público ao Terra Brasil Notícias, site que compartilha conteúdos com desinformação

No último sábado (20.mai.2023), o site Terra Brasil Notícias publicou um texto atacando diretamente a fundadora do Aos Fatos e conselheira da Ajor (Associação de Jornalismo Digital) Tai Nalon. O texto, assinado por Júnior Melo, um dos fundadores do portal, divulga informações falsas sobre a jornalista e sua organização, além de fazer ataques sem fundamento e descredibilizar profissionais da equipe e outros veículos. 

A ação foi uma resposta à investigação do Aos Fatos que revelou que o Terra Brasil Notícias recebeu verba pública repassada pelo deputado João Maia, presidente estadual do PL no Rio Grande do Norte. 

A reportagem “Deputado repassou dinheiro público a site com desinformação que tem milhões de acessos”, publicada no dia 16 de maio, mostrou que o  parlamentar pagou R$ 20 mil ao Terra Brasil Notícias entre novembro de 2022 e março de 2023. O nome de Maia é mencionado em textos com formato jornalístico sem qualquer distinção ou aviso de conteúdo patrocinado, muitos deles com elogios à atuação do deputado. 

O site Terra Brasil Notícias foi o mais compartilhado em grupos de WhatsApp monitorados pelo Radar Aos Fatos durante a campanha eleitoral de 2022. Em setembro de 2022, excluiu uma série de publicações enganosas após o Aos Fatos revelar que o veículo se aproveitava de brechas no serviço de anúncios automáticos Google AdSense para lucrar com desinformação.

Repúdio

Aos Fatos vai tomar medidas legais contra a publicação. 

A Ajor (Associação de Jornalismo Digital) repudia a ofensiva contra a jornalista Tai Nalon e a Aos Fatos e reforça seu posicionamento a favor do livre exercício do jornalismo profissional. A Ajor insta os órgãos de segurança pública a investigar a conduta do Terra Brasil Notícias e a buscar as medidas cabíveis com celeridade.

“Sites como o Terra Brasil Notícias lucram com desinformação e, como podemos ver, também com ataques à reputação de jornalistas e veículos que praticam jornalismo de excelência. É um insulto que seja recompensado por praticar esse tipo de violência”, afirma Tai Nalon. 

outras notícias

veja também