Aos Fatos testa nova versão de robô checadora que incorpora tecnologia de linguagem natural

Por Ajor nov 09, 2023

O veículo convida a audiência a utilizar a ferramenta para medir seu desempenho

Organização associada à Ajor, o Aos Fatos lançou na última segunda-feira (6) a versão beta da FátimaGPT, nova versão da robô checadora que usa inteligência artificial (IA) generativa para ajudar usuários a checarem conteúdos. 

A iniciativa é a quarta evolução da Fátima, chatbot do Aos Fatos lançado em 2019 no Twitter e vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. A nova versão, ainda em fase de testes, incorpora a tecnologia de LLM (sigla em inglês para Grande Modelo de Linguagem) para interpretar as perguntas dos usuários e dar respostas mais relevantes em linguagem natural. 

“Por exemplo, se você perguntar para a primeira da Fátima se as vacinas para Covid-19 são seguras, vai receber uma lista de links de reportagens nossas sobre o tema. Com a FátimaGPT, vai receber uma resposta em linguagem natural que compila a apuração de várias reportagens em um texto coerente e que responde diretamente à pergunta”, explica Bruno Fávero, diretor de inovação do veículo. 

A FátimaGPT usa um banco de dados com todas as reportagens e checagens já publicadas pelo Aos Fatos conectado ao GPT-4, modelo de inteligência artificial da OpenAI. Desse modo, as respostas são formuladas usando apenas o conteúdo produzido pelo Aos Fatos.

Essa estratégia minimiza a ocorrência de resoluções erradas e permite atualizar as informações diariamente. Em modelos convencionais, essa atualização é demorada – a versão básica do ChatGPT usa informações coletadas apenas até 2021.

Fávero acredita que essa mudança torna a ferramenta ainda mais útil para levar informação verificada à sociedade e espera que ela se torne um bom exemplo de como aplicar IA generativa para ajudar a aumentar o alcance do jornalismo.

Com uma base de 75 mil usuários que utilizam chatbot, o veículo conta com a audiência para analisar sua precisão e desempenho. “Nos seis meses em que desenvolvemos a FátimaGPT, criamos uma série de mecanismos para melhorar esses dois aspectos e ela teve um ótimo desempenho em testes internos. Agora, queremos ver como se sai com um público maior —ao mesmo tempo, deixando claro que o produto ainda está em fase de testes”, aponta Fávero.

O resultado dessa fase vai guiar a equipe dos Aos Fatos a decidir se a FátimaGPT está pronta para ser utilizada ou se será necessário fazer ajustes.

Saiba como testar a FátimaGPT:

Na web
Acesse fatimagpt.aosfatos.org e faça perguntas para a robô. Se tiver algum problema, clique no botão Reportar Erro.

WhatsApp
Envie “Quero testar a FátimaGPT” para a Fátima no WhatsApp.

Telegram
Envie “Quero testar a FátimaGPT” para a Fátima no Telegram.

outras notícias

veja também