Associada à Ajor, Agência Bori ganha prêmio em desafio mundial da Microsoft

Por Ajor dez 21, 2022

Projeto conquista 1° lugar entre ações com impacto social no maior hackathon privado do mundo

As jornalistas Ana Paula Morales e Sabine Righetti, fundadoras da Agência Bori, conquistaram o primeiro lugar no Hack for Positive Impact Executive Challenge 2022 da Microsoft. A premiação faz parte do maior hackathon privado do mundo, o Microsoft Global Hackathon for Social Impact. Mais de 10 mil projetos de todo o mundo participaram da disputa em busca de soluções inovadoras e contaram com a colaboração de 68 mil funcionários voluntários da Microsoft de 89 países. 

Criada em 2020, a Bori se associou à Ajor no início de 2022. A agência tem o objetivo de aproximar a imprensa dos cientistas, divulgando artigos científicos e combatendo a desinformação. A plataforma teve papel fundamental durante a pandemia da Covid-19, disponibilizando estudos e dados para centenas de veículos nacionais e conectando jornalistas a pesquisadores.

“O reconhecimento do nosso desafio como o principal projeto empreendedor com impacto social em uma competição tecnológica desse porte mostra que a missão da Agência Bori – promover a ciência e combater a desinformação – tem importância não só no Brasil, mas no mundo todo”, diz Ana Paula. 

No hackathon da Microsoft, a Bori propôs otimizar o processo de mapeamento e curadoria de estudos científicos brasileiros por meio de automatização e aplicação de ciência de dados e inteligência artificial. Contou com a colaboração de voluntários da equipe técnica da Microsoft para desenhar a solução.

“Continuamos trabalhando com voluntários da Microsoft para executar a solução a que chegamos no Hackathon e, assim, viabilizar a implantação do novo sistema na plataforma da Bori. A previsão é que fique pronto em março do ano que vem”, afirma Ana Paula.

Sabine Righetti e Ana Paula Morales

Sobre a Agência Bori

A Agência Bori tem a missão de promover uma mudança na cultura científica do país, aproximando a ciência da população por meio do jornalismo. Para alcançar este objetivo, oferece um serviço único que apoia a cobertura da imprensa com pesquisas inéditas e explicadas a jornalistas cadastrados; contatos de cientistas de todo o país preparados para atender a imprensa; e treinamentos e cursos para jornalistas em áreas específicas de cobertura.

outras notícias

veja também