Organizações jornalísticas criam projeto para mapear dados ambientais

Por Isabella Ventura out 28, 2021

Oito organizações jornalísticas brasileiras uniram-se para formar o projeto Diário do Clima, entre elas, 4 associadas da Ajor. A proposta é de mapear dados sobre meio ambiente e clima em Diários Oficiais de 15 capitais brasileiras por meio de inteligência artificial tem o objetivo de democratizar o acesso à informação. Agência Envolverde,  Eco NordesteInfoAmazonia((o))Eco foram selecionados, junto com ClimaInfo, #Colabora, Open Knowledge Brasil e Política por inteiro para o Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina e receberão aporte financeiro durante um ano. 

A editora de Relacionamento do #Colabora e uma das coordenadoras da iniciativa, Flávia Campuzano, conta para a newsletter Jornalistas & Cia que “ao longo de três meses, uma equipe composta por membros das plataformas vai trabalhar na classificação inicial dos resultados de busca: “Essa é a fase do machine learning, ou seja, o momento de ‘ensinar’ o algoritmo a entender, dentro das palavras-chaves escolhidas pelo grupo, o que tem relevância para a temática de meio ambiente”.

Campuzano explica que atualmente não existe uma padronização das informações disponibilizadas pelos Diários Oficiais. O grande benefício do Diário do Clima consiste em criar um sistema que filtre e organize informações relativas à temática ambiental publicadas em algumas das principais capitais do País, o que resultará em um manancial de pautas para o jornalismo, as quais muitas vezes ficam invisíveis dentro do debate público”,  finaliza. 

outras notícias

veja também