Associadas à Ajor vencem Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Por Ajor set 26, 2023

Focado na saúde da criança e do adolescente, premiação reconheceu oito trabalhos

Organizações associadas à Ajor, o Portal Terra e a Agência Pública são vencedores do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal, divulgado na última segunda-feira (25).

A premiação chegou à sua terceira edição em 2023, com foco em ampliar a cobertura sobre a saúde de crianças e adolescentes. Ao todo, oito trabalhos, entre profissionais e estudantes, foram premiados em cinco diferentes categorias: texto, áudio, vídeo iniciativas digitais e campanhas de comunicação. 

O Terra e a Pública ganharam na categoria de texto. O primeiro com a reportagem de Beatriz da Silva Araujo “De volta à classe: como fica a saúde mental de alunos que vivenciaram ataques”, que ouviu sobreviventes de atentados e apurou dados sobre a lei que torna obrigatória a presença de psicólogos nas escolas. 

Já a Pública venceu com a investigação “Crianças Yanomami morrem 13 vezes mais por causas evitáveis do que média nacional”, do repórter Rafael Oliveira, que analisa a precariedade do acesso à saúde por crianças Yanomami. Para o autor da matéria, o prêmio é o reconhecimento da importância de que o tema da saúde indígena seja abordado sempre e não apenas em momentos de crise. “Em praticamente qualquer análise de dados de saúde na infância que você fizer no Brasil, as crianças indígenas têm sempre os piores índices”, explica Oliveira à Ajor.

Confira a lista de vencedores completa.

outras notícias

veja também