Cajueira lança mapa do jornalismo independente no Nordeste

Por Tainah Ramos abr 11, 2023

Ajor tem organizações associadas em todos os estados da região

A Cajueira, curadoria de conteúdos do jornalismo independente no Nordeste, lançou o Mapa Cajueira, uma plataforma interativa e colaborativa que reúne todos os veículos mapeados pelo projeto, que entrega newsletters quinzenais desde 2020. A ferramenta foi criada em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, a partir do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante de Jornalismo Marco Antônio Ferro. 

“Durante a graduação, passei a acompanhar a importância dos jornalistas independentes, inclusive consumindo a Cajueira. Por acreditar no projeto, quis fazer o TCC sobre a newsletter. O trabalho cresceu e virou uma plataforma. Torço muito para que a ferramenta seja ampliada cada vez mais”, diz Marco Ferro, que incluiu no Mapa mais de cem iniciativas jornalísticas. A plataforma permite filtrá-las por estado, tema ou formato. 

Cofundadora da Cajueira, Joana Suarez ressalta a importância de uma cobertura diversa da realidade brasileira para além do eixo Rio-São Paulo. “Embora você tenha uma diversidade no estado de São Paulo, pensando em jornalistas negros, periféricos, mulheres e pessoas LGBTQIA+, ainda são pessoas que vêm desse universo paulista, que é um lugar de muitos acessos, investimentos e que sempre está na mídia. Por isso, a ideia do projeto é ampliar os olhares para o resto do país”, explica.

“A diversidade existe em cada um dos estados do Nordeste. Não é um perfil único. Não existe o nordestino, o sotaque nordestino, a mídia nordestina. O que é feito na Bahia é completamente diferente do que é feito no Maranhão e no Piauí. É até injusto dizer isso porque estaríamos invisibilizando  as histórias de cada estado”, completa Suarez. “O Mapa  torna essa diversidade mais acessível e consultável. É um ponto de virada para pensar o jornalismo nacional como muito mais amplo do que São Paulo e Rio de Janeiro”.

A plataforma também revela a formação diversa das organizações que compõem a Ajor, com associadas em todos os nove estados nordestinos, espalhados em diversos temas de cobertura e formatos, como meio ambiente, cultura, raça, gênero, jornalismo de dados e jornalismo investigativo. 

Os usuários têm ainda informações sobre cada veículo e podem interagir por meio de avaliações e sugestões, além de poderem indicar outras iniciativas jornalísticas a partir de um formulário.

Acesse o Mapa Cajueira aqui!

outras notícias

veja também