Como criar um mídia kit eficaz e conseguir apoio para a sua iniciativa jornalística

Por Tainah Ramos set 19, 2023

Agência Mural conta qual foi a estratégia por trás da construção de novo documento de vendas e apresentação institucional

Dados do “Project Oasis”, pesquisa que entrevistou gestores de 540 iniciativas de jornalismo digital em mais de 40 países na Europa, revelam que iniciativas que têm pelo menos um funcionário dedicado à geração de receita apresentam receita média anual seis vezes maior do que aquelas sem pessoas nessas funções.

Seja em redações sem ou com fins lucrativos, ter um profissional dedicado à área comercial é um passo importante para a sustentabilidade e longevidade de uma iniciativa jornalística.

Entre as estratégias de prospecção de parceiros e patrocinadores, por exemplo, está a elaboração e distribuição de um mídia kit, documento comercial que apresenta as principais características e resultados de uma organização. Associada à Ajor, a Agência Mural lançou em setembro o documento “Jornalismo Local com Impacto: 10 Maneiras que Organizações e Marcas Fomentam o Diálogo com Jovens das Periferias”.

Diretor de Negócios e Tecnologia da organização, Anderson Meneses explica como aconteceu o processo de produção do mídia kit: “Desde o ano passado estamos discutindo na Mural formas de como mostrar mais o nosso trabalho com as juventudes periféricas para organizações e marcas que querem fomentar essas conversas, pois estamos em buscas de financiadores para manter nossa redação e operação funcionando”.

O primeiro passo foi fazer o levantamento de todos os produtos do veículo, tanto no jornalismo quanto com o Clube Mural – espaço de experimentação e formação gratuita para estudantes de comunicação –, além de organizar e difundir os projetos que já são realizados.

“Sabemos que os tempos estão difíceis para todas as organizações de jornalismo, então precisamos chamar atenção de marcas que ainda não estão prestando atenção em nossa audiência ou que ainda não tiveram oportunidades de se relacionar com organizações periféricas e suas comunidades”, ressalta Meneses. “Assim, decidimos desenvolver o mídia kit com uma narrativa que conta, na prática, nossas soluções de jornalismo local com impacto, que dialoga com as quebradas diariamente por meio dos nossos canais e projetos”, completa.

O mote do material foi o modo que a Mural encontrou de mostrar as possibilidades e potencialidades do jornalismo feito pelo veículo.

Além do setor de negócios e dos demais diretores, a equipe fixa e os conselheiros da organização também contribuíram com feedbacks. Meneses também conta que os últimos detalhes foram acertados com o aprendizado obtido no Laboratório de Publicidade realizado pelo Google News Initiative, em parceria com a Ajor. 

Em apenas 10 dias de lançamento, a Mural já realizou “duas grandes e promissoras conversas”, como define o Diretor de Negócios. “Sabemos que este momento é muito importante para divulgar este tipo de material, pois muitas marcas, organizações e agências de publicidade estão realizando seus planejamentos para o próximo ano”, complementa.

Dicas para elaboração de um mídia kit

Confira cinco elementos básicos que um bom material de prospecção e estratégias de venda deve ter a partir da experiência da Mural:

  1. Apresentar quem faz o veículo

  1. Contar brevemente a história da empresa, o propósito e qual demanda acredita que esteja suprindo

  1. Trazer dados de audiência: quem é e como se comporta

  1. Relatar o alcance e o impacto: a repercussão do trabalho no meio em que atua

  1. Divulgar cases: histórico de apoiadores, de preferência com depoimento de parceiros e patrocinadores

Foto de destaque: CreateHERStock/Nappy.

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