notícias

Comunidade Fiquem Sabendo busca cooperação para acesso a informações públicas

por | out 16, 2023

Projeto reúne cidadãos para aumentar a transparência no Brasil

Organização associada à Ajor, a Fiquem Sabendo lançou uma comunidade para promover o acesso aos dados públicos no país. O objetivo é ter um espaço para reunir pessoas interessadas em atuar conjuntamente em projetos de impacto usando a Lei de Acesso à informação (LAI).

Por meio da LAI, o veículo já conseguiu trazer a público centenas de documentos mantidos em sigilo. Divulgou dados inéditos de gastos no cartão corporativo de ex-presidentes do Brasil e de pensões pagas a civis e militares com o intuito de melhorar a qualidade do gasto público no Brasil. Esses e outros casos revelados pela Fiquem Sabendo geraram mais de dois mil reportagens.

“Com a Comunidade FS queremos ficar mais perto de nossa audiência para, juntos, buscarmos as respostas necessárias sobre gastos, políticas e serviços públicos que impactam diretamente no seu cotidiano”, explica Taís Seibt, diretora de operações da organização. 

Para Seibt, a Lei de Acesso à Informação propicia que qualquer cidadão possa questionar o poder público, mas o processo é dificultado pela linguagem, a estrutura e a burocracia do governo. “A realidade da LAI pode ser muito diferente de um município para outro ou na comparação com o governo federal. Fortalecendo nossa comunidade, vamos conhecer melhor as dores e necessidades dos cidadãos em suas investidas para usar a LAI nos diferentes contextos do país”, avalia.

O projeto, desenvolvido no programa Acelerando Negócios Digitais do International Center for Journalists (ICFJ), busca aumentar a transparência e a participação cidadã.

Saiba como fazer parte.