Congresso da Abraji abre inscrições para sua 18º edição

Por Ajor mai 10, 2023

Evento acontece de 29 de junho a 2 de julho, em São Paulo

Promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) desde 2005, o 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece de 29 de junho a 2 de julho, na ESPM em São Paulo, no campus Álvaro Alvim (Vila Mariana). As inscrições para o evento, um dos mais importantes encontros de jornalismo do país, já estão abertas por meio deste link.

Em 2023, a Abraji optou pelo formato híbrido — presencial, com transmissão simultânea online de 50% da programação e participação remota de alguns convidados. Quem estiver acompanhando a transmissão via internet poderá assistir de cinco a seis sessões por horário — sendo três delas realizadas nos auditórios da ESPM, onde estão programados os temas internacionais e entrevistas nacionais. 

A programação está distribuída em quatro dias, de quinta-feira a domingo. No primeiro dia será realizado também o X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, em que pesquisadores apresentam seus trabalhos científicos e jornalistas recém-formados discutem seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs). O último dia do Congresso é totalmente dedicado à quinta edição do Domingo de Dados, com oficinas sobre jornalismo de dados, além de bastidores de investigações e novas ferramentas e técnicas.

Os valores dos ingressos variam de R$40 a  R$300 reais, de acordo com os grupos de congressistas — profissionais associados, profissionais não associados, estudantes associados e estudantes não associados. Há um desconto para quem comprar o ingresso até 29 de maio.

A programação final ainda não foi divulgada. A organização, porém, já divulgou a lista de convidados internacionais presentes no evento.

Homenagem

O jornalista e escritor Caco Barcellos será o grande homenageado desta edição. Repórter da TV Globo com cinco décadas de carreira, mentor de jovens repórteres, ex-correspondente internacional, autor de best-sellers que marcaram a história da profissão e que constam nos currículos das universidades, Caco criou banco de dados, técnicas de investigação inovadoras, pilotou apurações exaustivas, ressignificou o telejornalismo e trouxe à tona informações que revelaram abusos cometidos pelas forças de segurança no país.

A cerimônia de premiação será durante a 18ª edição do evento e inclui a exibição de um documentário sobre a trajetória do repórter e a intersecção de sua carreira com as mudanças no jornalismo. 

Sobre o evento

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo da ESPM.

O evento é patrocinado por Meta, Google News Initiative, Luminate, Grupo Globo, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, TikTok, Agência Francesa de Desenvolvimento, Alma Preta, Cenarium, Folha de S.Paulo, Knight Center for Journalism in Americas, Lupa, McDonald’s, Poder 360, Redes Cordiais, Trust Project.

Apoiam institucionalmente Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Media Talks, Portal Imprensa, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Oboré, Textual Comunicação, UNESCO, Dart Center for Journalism and Trauma (Projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Colúmbia) e o Reuters Institute for the Study of Journalism (Universidade de Oxford). O apoio de mídia é da GloboNews, Grupo RBS e revista piauí.

outras notícias

veja também