Congresso em Foco ganha seis leões em Cannes com ferramenta de transparência

Por Ajor jun 23, 2023

Projeto que notifica leitores sobre gastos de parlamentares foi desenvolvido pela agência AKQA

Organização associada à Ajor, o Congresso em Foco foi premiado seis vezes na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, na França, com o Cartão de Transparência. Desenvolvida pela agência AKQA, a ferramenta permite que os leitores recebam notificações em seus celulares sobre os gastos de parlamentares.

A maior premiação da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade do mundo reconheceu o projeto com dois Leões de Ouro nas categorias “Digital Craft” e “Mobile”, três Leões de Prata em uma subcategoria também da Digital Craft e nas categorias “Creative Data” e “Direct”, além de um Leão de Bronze em “Innovation”. O projeto foi o case de marketing brasileiro mais premiado até o momento. Ele concorre, ainda, com os finalistas da categoria “Titanium”, a mais importante da premiação. O festival termina neste sábado (24).

Equipe da agência AKQA recebe um dos prêmios do ‘Cartão da Transparência’ em Cannes, França. Foto: Divulgação.

A organização já havia sido reconhecida com um Leão de Bronze em 2019 com o Trending Botics e, em 2021, com o Bolos Antiblock, em parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Ambos os trabalhos foram desenvolvidos pela agência FCB Brasil.

“Lançar luz sobre o que fazem os políticos, na busca da informação a mais precisa e útil possível, é o que o Congresso em Foco procura fazer há quase 20 anos. Com a AKQA, tivemos a chance de oferecer esse serviço com criatividade, eficiência tecnológica e alta funcionalidade. O que não imaginávamos era essa chuva de leões em Cannes. Agradeço demais à AKQA e à maravilhosa equipe do Congresso em Foco por terem tornado essa conquista possível”, diz Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

Sobre a ferramenta

Lançado em 2022, o Cartão de Transparência é uma tecnologia que se conecta em tempo real com os dados do Portal da Transparência da Câmara dos Deputados. O cartão analisa as declarações de gastos dos parlamentares e traduz os números em uma visualização mais simples para os leitores.

O usuário pode selecionar os deputados federais e senadores que deseja monitorar e adicionar à carteira digital do seu telefone. Toda vez que o congressista selecionado faz um novo gasto, o usuário é notificado.

Assista ao vídeo do projeto:

outras notícias

veja também