Cursos para jornalistas com inscrições abertas em setembro

Iniciativas gratuitas oferecem treinamentos em segurança digital, produção de conteúdo nas redes sociais e combate à desinformação

Como incentivo à capacitação de comunicadores, organizações de fomento ao jornalismo estão oferecendo treinamentos gratuitos a partir de setembro. São cursos com foco na segurança digital, no combate à desinformação e no uso das redes sociais para a produção de conteúdos de mais alcance. Elencamos quatro oportunidades com inscrições abertas para jornalistas de todo o Brasil:

Curso online – Segurança Digital

O ICFJ (International Center for Journalists), em parceria com o BCJB (Centro de Fronteiras para Jornalistas e Blogueiros) e apoio da Meta, lançou um curso online e uma série de webinars sobre segurança para jornalistas brasileiros. A iniciativa abordará temas como a redução de riscos em ataques cibernéticos, a proteção de dados pessoais, o enfrentamento do assédio online, entre outros. A capacitação estará disponível a partir do dia 26 de setembro no site da iniciativa. Já os webinars acontecem nos dias 26 e 28 de setembro e 17 e 19 de outubro pelo Zoom

Workshop para criadores de conteúdos jornalísticos no Youtube

Entre os dias 5 de outubro e 14 de dezembro, o Youtube vai oferecer uma série de 6 workshops para jornalistas e veículos de comunicação que querem expandir sua produção de vídeos e o alcance de seus canais na plataforma. Os treinamentos serão ministrados em inglês, com tradução simultânea para o português. As inscrições estão abertas pelo site do projeto. As vagas são limitadas.

News Meta Camp

A Meta está realizando uma nova série de treinamentos com boas práticas para a distribuição e produção de conteúdo no Facebook e Instagram. A próxima sessão acontece nesta sexta (23), com o tema “Políticas de Monetização no Facebook – Regras que devem ser seguidas para garantir que Páginas possam monetizar”. As inscrições para os encontros são gratuitas. 

Informação e Eleições na Era Digital

Novo curso online Centro Knight para o Jornalismo nas Américas acontece de 19 de setembro a 24 de outubro. Em cinco módulos, o MOOC aborda temas como a desinformação e discurso de ódio, o impacto das campanhas de desinformação no ciclo eleitoral e as medidas preventivas para combater a disseminação de informações falsas. É necessário criar uma conta na plataforma de cursos da organização para participar.

outras notícias

veja também