Edital oferece bolsas para a produção de reportagens sobre o oceano

Por Ajor mar 30, 2023

Iniciativa busca estimular produções sobre a atuação brasileira na proteção oceânica com apoio de até R$ 10 mil

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco. Serão selecionados até cinco projetos de reportagem para receber bolsas de R$ 10 mil cada. É possível se inscrever até o dia 16 de abril por meio deste formulário, com propostas individuais ou em dupla.

O objetivo do projeto é fomentar a produção jornalística para sensibilizar, conscientizar e engajar a sociedade a favor da conservação do oceano. “Nossa expectativa é de que os materiais produzidos com o apoio do edital possam se tornar referência de qualidade, inclusive para outros profissionais da imprensa. Entendemos que premiações e bolsas de apoio são estratégias reconhecidas para criar e incentivar a comunicação de qualidade sobre temas importantes para a sociedade”, afirmou o gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.

A iniciativa é voltada para profissionais formados ou que comprovem exercer a função jornalística regularmente há pelo menos dois anos, sem a necessidade de serem especializados em coberturas ambientais. Cada jornalista pode inscrever até dois projetos de reportagem ou série de reportagens que retratem a atuação brasileira para cumprir compromissos globais relacionados com a proteção do oceano. 

As produções podem abordar políticas públicas, cases nacionais e regionais, uso sustentável, lacunas de atuação, cooperação internacional, comparação com outros países, cruzamento de dados e estatísticas, entre outras possibilidades, e devem ser publicadas até novembro deste ano.

Os critérios de seleção são: a criatividade e originalidade da pauta; a relevância do tema para a sociedade; a consistência do plano de apuração e de divulgação; o currículo e a qualidade das produções anteriores do candidato; além do alcance do veículo de comunicação onde o material será veiculado. 

Confira o regulamento completo.

Foto: Jonne Roriz/Edital Conexão Oceano 2022.

outras notícias

veja também