Edital oferece bolsas para laboratório-escola de jornalismo de dados em PE

Por Ajor out 15, 2021

A Marco Zero Conteúdo, o Instituto Fogo Cruzado e a Escola de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) se uniram para oferecer um laboratório-escola de jornalismo e visualização de dados sobre segurança pública no estado. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Brasil e visa ampliar a capacidade de jornalistas e comunicadores de produzir conteúdos e análises na área e traduzi-los de forma clara e acessível para diferentes públicos.

Serão oferecidas cinco bolsas de 1,5 mil reais para jornalistas, comunicadores ou estudantes que atuem em grupos de mídia ou coletivos de comunicação e apresentem proposta de pauta de reportagem sobre o tema da segurança pública e violência armada em Pernambuco. A seleção acontece por meio de edital lançado nesta segunda-feira (11) – leia o documento completo abaixo – e que se encerra no dia 29 de outubro.

O laboratório será dividido em dois momentos. O curso de jornalismo e visualização de dados propriamente, com 18 horas-aula entre 16 e 26 de novembro, seguido de mentoria para o desenvolvimento das propostas de pauta com o acompanhamento de editores da MZ Conteúdo. Os conteúdos produzidos pelos cinco bolsistas serão publicados no início da janeiro nos sites da Marco Zero e do Fogo Cruzado.

A coleta e organização de dados na área de segurança pública podem ser instrumentos de mudança qualitativa na cobertura jornalística. “A violência não é um problema de um só bairro – esse bairro é parte de uma cidade, que está inserida num Estado, que é parte de uma Federação. Precisamos entender o todo para entender o local. E precisamos entender o local, para ver o impacto no todo. Jornalistas mais capacitados ajudam a população a conhecer melhor seus problemas e a cobrar resultados melhores de quem ela elege”, analisa Cecília Oliveira, diretora-executiva do Fogo Cruzado.

Para ela, a falta de transparência e a omissão de dados ainda são obstáculos ao trabalho jornalístico. “A cobertura sobre violência, milícias, tráfico de drogas e armas tem se mantido restrita à cobertura policial – e precisa ser muito mais que isso. A falta de dados prejudica não só a cobertura e cobranças às autoridades, mas também perpetua um desconhecimento sobre nossa realidade”.

Além dos cinco bolsistas selecionados via edital, o curso oferecerá vagas para alunos da Unicap e contará também com a participação de integrantes de oito organizações de mídia independente parceiras da Marco Zero no Nordeste: Mídia Caeté (AL), Olhos Jornalismo (AL), Retruco (PE), Diadorim (PE), Saiba Mais (RN), Agência Eco Nordeste (CE), Revista Afirmativa (BA) e a newsletter Cajueira (NE). Juntos com a MZ Conteúdo e a Unicap, os coletivos foram selecionados na edição 2021 do Google News Initiative Innovation Challenge.

“A pauta da segurança pública é fundamental para o debate público em Pernambuco e é importante que a discussão seja fortalecida e qualificada com as perspectivas, ferramentas e tecnologias do jornalismo de dados. Para a Escola de Comunicação, esta também é uma oportunidade para complementar a formação dos nossos estudantes”, avalia Carol Monteiro, diretora da Escola de Comunicação da Unicap e cofundadora da Marco Zero.

Sobre os parceiros

Marco Zero Conteúdo é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 2015, no Recife, e que tem por objetivo qualificar o debate público promovendo o jornalismo investigativo e independente.

O Instituto Fogo Cruzado é uma organização que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida. Em Pernambuco, atua em parceria com o Gabinete de Assessoria Jurídica a Organizações Populares – Gajop.

Escola de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) reúne os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Jogos Digitais, em nível de Graduação, e, também, em nível de Pós-Graduação a primeira Especialização em Jornalismo Independente do Brasil.

Fundação Friedrich Ebert Brasil (FES) é uma plataforma de diálogo político que atua na promoção e fortalecimento da democracia, de um desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável e no apoio à construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.

Veja mais detalhes do edital aqui: https://marcozero.org/dados-em-narrativa/ 

outras notícias

veja também