Énois disponibiliza videoaulas para cobertura de justiça climática

Por Ajor jul 12, 2023

A formação, em parceria com a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), está aberta ao público

Jornalistas, comunicadores e pessoas interessadas sobre como cobrir as questões climáticas podem se inscrever no curso gratuito “Jornalismo e Território – Justiça Climática”, realizado pela Énois, organização associada à Ajor, e pensado para quem deseja mergulhar na temática e relacioná-la com as vivências das localidades onde vive. É possível acessá-lo neste link.

O treinamento é uma adaptação da segunda edição do programa “Jornalismo e Território”, feita em parceria com a Na Cuia Produtora Cultural e a Universidade Católica de Pernambuco, com apoio do Google News Initiative. São sete vídeos curtos e dinâmicos (dois de introdução e cinco de conteúdo), acompanhados de materiais e links de apoio, com espaço para discussão entre as pessoas participantes e a equipe da Énois. Na plataforma, as videoaulas também tem versões com tradução em libras e, fora dela, também é possível acessar os conteúdos em formato de áudio.

Na primeira versão do curso, a formação online foi direcionada para as regiões Norte e Centro-Oeste e agora se estende a todo país. Em nota, a coordenadora do programa, Jessica Mota, explica o porquê da urgência de aprender e praticar um jornalismo local  atento à crise climática. “O tema do aquecimento global e da crise climática muitas vezes parece distante de nós. Os noticiários de massa dão conta de relatar sobre os calores intensos na Europa, ou as nevascas sem precedentes na América do Norte, mas não relacionam as enchentes que batem recorde na Amazônia, por exemplo, ao mesmo problema”.

Uma característica da iniciativa é trabalhar as questões de maneira local. “No curso ‘Jornalismo e Território – edição Justiça Climática’, apresentamos ferramentas que ajudam a ou o jornalista, comunicador ou comunicadora, a identificar em sua cidade ou estado como a questão da crise climática se manifesta, trazendo o debate para perto. Damos um passo além ao problematizar como essa crise está sendo sentida de forma desigual entre a população”, acrescenta Jessica.

Ao se inscrever no treinamento as pessoas têm acesso a videoaulas sobre o tema da justiça climática relacionado aos territórios e à interseccionalidade, assim como às temáticas do jornalismo colaborativo e da distribuição jornalística. Também há aulas focadas em orientações para apurações por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) e do uso do recurso de pesquisa avançada do Google. 

Acesse a formação.

Imagem: Reprodução/Énois.

outras notícias

veja também