Enóis publica livro para celebrar seus 13 anos de atuação

Por Ajor nov 01, 2022

O lançamento será neste sábado (5) com festa na Casa do Povo, em São Paulo. O livro narra a trajetória de conquistas e desafios no fortalecimento do jornalismo diverso 

A Énois, iniciativa associada à Ajor, lança neste sábado (5) livro que conta a história dos 13 anos de atuação da entidade no fortalecimento do jornalismo no país. A celebração acontecerá em evento presencial gratuito na Casa do Povo, em São Paulo, das 14h às 22h. 

“Énois – Uma jornada coletiva de imaginar, criar e viver o novo jornalismo” traz relatos de jornalistas, comunidades e redações que foram impactadas por projetos da organização ao longo dos anos. A entidade formou mais de 4 mil jornalistas e 200 veículos de jornalismo locais desde 2009, tem rede presente em todos os estados do país e distribui cerca de 40% do que capta a organizações de jornalismo parceiras. 

Para pagar o custo da edição da publicação, a Énois está promovendo um financiamento coletivo. Ao doar a partir de R$ 20 mensais, o apoiador recebe em casa dois livros.

A publicação é fruto de um trabalho de três anos de escuta e sistematização da memória da organização, feita pela jornalista Natália Garcia. Para isso, ela mergulhou nas histórias que alicerçam a organização, escutando aproximadamente 40 pessoas que tiveram suas vidas impactadas. O desenvolvimento atravessou os medos e as incertezas provocadas pela pandemia, enfrentando a negligência do governo e chegando a uma narrativa de vozes e culturas diversas, que evidencia os princípios políticos e pedagógicos da Énois nas 105 páginas.

Para Amanda Rahra, co-fundadora da Énois, o livro  “comemora, celebra os encontros e olha nossa história de  comunidade”. Segundo ela, a leitura é um convite para que jornalistas, comunicadoras e comunicadores possam repensar com quem querem falar e como fazer um jornalismo que represente essas pessoas. 

outras notícias

veja também