Oficina do evento abordou estratégias de storytelling para as redes sociais
Durante o Festival 3i 2023, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de maio, na Casa da Glória, no Rio de Janeiro, o workshop “Storytelling: jornalismo bem contado”, oferecido em parceria com a Fundação Gabo, abordou modos de construir narrativas coerentes e bem estruturadas para se conectar com o público no universo digital.
Editora-chefe das revistas Trip e Tpm, Fernanda Nascimento compartilhou as bases para utilizar a prática do storytelling para o jornalismo virtual, pensando na relação com o leitor, no tráfego dos sites e no engajamento nas redes sociais. A sessão foi dividida em quatro perguntas-chave que podem ajudar jornalistas a aplicar a estratégia em seus conteúdos:
1. O quê?
“Qual história você quer contar e sob qual perspectiva?” são os primeiros questionamentos que devem ser respondidos.
2. Para quem?
É necessário definir o público-alvo. Após compreender qual o recorte da história, vem a segunda pergunta: “Com quem você está falando ou quer falar?”. Essa questão define, por exemplo, a linguagem que deve ser utilizada.
3. Onde?
Cada plataforma tem sua particularidade. Neste tópico, Fernanda explicou que é preciso adaptar o tom de voz e a linguagem para cada rede sem perder a identidade do veículo, entendendo como elas funcionam. Ela mostrou que, diferente do Facebook, o Instagram não é um aplicativo em que a audiência tem hábito de clicar em links com base nas publicações do feed, por exemplo.
4. Como?
Quais as formas de envolver o público na sua história? A jornalista enumerou algumas dicas:
Título, olho e imagem principal são os três elementos que vão determinar se a pessoa vai ou não continuar a leitura. No caso de um vídeo, são as primeiros três segundos;
O conteúdo nas redes sociais deve ter sempre começo, meio e fim;
O texto deve ser direto, claro e curto. Perguntar ou falar com o leitor é um recurso importante por chamar a atenção;
Conteúdos evergreen (ou “perenes”) e listas têm grande apelo nas redes porque indicam uma informação mais fácil de ser consumida;
Relatos em primeira pessoa engajam, assim como vídeos personificados por alguém;
Respeitar os melhores formatos de cada plataforma, como vídeos verticais para Instagram e TikTok.
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