Festival 3i Nordeste oferece workshop de estratégias de SEO para redações

Por Festival 3i dez 08, 2023

Coletar informações pode ser tendência de novas pautas fundamentais para as redações, destacou a palestrante Marília Freitas no evento sobre jornalismo digital

Por Renan Santiago e Jefferson Ribeiro*

Redações buscam atrair novos leitores e aumentar a visibilidade online utilizando o conjunto de estratégias de Search Engine Optimization (SEO). Visando esse contexto, o Festival 3i Nordeste, que aconteceu pela a primeira vez em Fortaleza, na última sexta-feira, 1, ofereceu aos seus participantes um Workshop sobre estratégias de SEO para redações, ministrado pela a analista de SEO do portal Diário do Nordeste, Marília Freitas. 

A profissional destacou que sua função é ser ponte entre os repórteres e editores, pois seu trabalho, além de otimizar o site, é coletar informações que podem ser tendência de novas pautas. Esses dados podem ser úteis para aqueles que procuram tendências atuais de consumo e novas formas de se envolver com o público online, como é o caso de um redator antenado nos acontecimentos do momento.

Analista de SEO do portal Diário do Nordeste, Marília Freitas ministrou workshop sobre otimização de conteúdos para aumentar o tráfego. Foto: Micaela Menezes.

Os usuários de redes sociais falam sobre uma multiplicidade de tópicos. No entanto, aquelas conversas mais engajadas pipocam para o topo e se tornam trending topics. Twitter, Facebook, Instagram, cada rede social evoluiu para representar tendências únicas para sua própria plataforma. À medida que novas e melhores funções de busca continuam a surgir, cada plataforma mostrou-se útil para diferentes tipos de pesquisa.

Marília Freitas destaca que o SEO tornou-se bastante importante para as redações devido ao avanço do mercado digital. “A presença do digital tornou cada vez mais importante a função do SEO nas redações, pois ajudamos os editores e repórteres a saberem o que está sendo mais comentado na internet”, afirma a analista do Diário do Nordeste.

Fornecendo dicas de ferramentas para as pessoas que estão interessadas em manter projetos de jornalismo, Marília falou sobre os principais dados analisados em seu trabalho. “O principal tráfego do Diário do Nordeste é através do search de conteúdos recomendados como discover”, destaca a palestrante.

A potiguar Gabriela Lima, estudante de Jornalismo pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), comentou após participar do workshop sobre a importância de ter o conhecimento sobre as estratégias de SEO: “Com as informações colhidas pelos analistas de SEO, posso saber o que o público quer saber, seguindo os critérios éticos e a linha editorial que seguirei”.

Foto em destaque: Micaela Menezes.

*Reportagem produzida por estudantes de jornalismo para o Foca no 3i, parceria de cobertura do Festival 3i Nordeste entre a Ajor e a Unifor (Universidade de Fortaleza).

outras notícias

veja também