Fundação Gabo e Google lançam programa de formação para líderes de meios nativos digitais

Por Ajor mai 19, 2023

A parceria traz atividades híbridas e gratuitas para lideranças de redações

A Fundação Gabo e a Google News Initiative estão com inscrições abertas para um programa de formação para líderes de veículos nativos digitais na América Latina, com um ciclo de aulas, oficinas e mentoria que vão de maio a novembro. A “Red Anttena” é focada em fortalecer habilidades e compartilhar ferramentas com esses profissionais.

A iniciativa é uma resposta aos resultados identificados na pesquisa El Hormiguero, feita pela Gabo e que mapeou mapeados mais de 1.500 meios digitais em 12 países latinoamericanos.

Entre os temas abordados pela formação estão: inteligência artificial e jornalismo; desenvolvimento de projetos e gerenciamento de equipes jornalísticas; sustentabilidade financeira e gestão de pessoas. 

“O trabalho colaborativo com Google News Initiative tem sido frutífero, uma vez que desde 2019 temos desenvolvido oficinas, webinar, aulas, encontros e mentorias. Ao todo, participaram mais de 3.600 jornalistas da América Latina. Neste ano, nosso esforço comum está direcionado em fortalecer as habilidades de pessoas responsáveis por meios digitais, que é uma necessidade que identificamos, tanto nas trocas com colegas, quanto a partir dos resultados do ‘El Hormiguero'”, afirma Miguel Montes Camacho, diretor de Programas da Fundação Gabo.

As atividades (em espanhol) previstas são virtuais e presenciais, coordenadas por Gumersindo Lafuente, editor de elDiario.es e professor da Fundação Gabo:

  • A primeira etapa acontece virtualmente e se inicia no dia 24 de maio e se estende até 21 de junho, com um ciclo de aulas semanalmente. É possível fazer a inscrição gratuitamente neste link.
  • A segunda fase do programa acontecerá presencialmente no Festival Gabo, em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, com uma oficina de quatro horas. Serão selecionados 25 participantes. As inscrições abrem nas próximas semanas.
  • O último estágio será em Buenos Aires, na Argentina: durante três dias, entre 6 e 8 de setembro, 16 diretores ou editores poderão se encontrar para uma oficina. Eles também poderão participar de uma mentoria de dois meses, entre outubro e novembro. As inscrições serão abertas ao fim da primeira etapa.

Confira o cronograma completo do programa. (Em espanhol).

outras notícias

veja também