Empresas de notícia associadas podem se inscrever em laboratórios, que incluem consultoria para desenvolvimento de novos modelos de negócio e crescimento de audiência
A Ajor (Associação de Jornalismo Digital) e o Google, por meio da Google News Initiative, anunciam hoje o início de uma série de laboratórios – que incluem consultorias e treinamentos – dedicados a promover melhores estratégias de negócio na indústria jornalística. Desenvolvidos pelo Google, os Laboratórios de Transformação Digital visam ajudar pequenos e médios veículos das principais associações de notícias do país a diversificar receitas e entender melhor sua audiência.
As organizações participantes receberão mais de 200 horas de treinamentos e consultoria, divididos entre 3 laboratórios para trabalhar projetos ou problemas específicos de seus negócios, com o apoio do Google e de consultores da Blue Engine Collaborative.
“Essa nova parceria com a Google News Initiative vai contribuir para a formação de equipes estratégicas dentro das organizações associadas, o que é essencial para pensar modelos de negócios mais sustentáveis. Estamos muito empolgados de poder oferecer novas oportunidades de aprendizado e trocas para os membros da Ajor”, afirmou a presidente executiva da Ajor, Maia Fortes
“Estes Laboratórios são fruto de alguns anos de pesquisa e experimentação dos times da Google News Initiative em diferentes mercados, e traz o que há de mais novo em estratégias para ampliar a sustentabilidade de veículos de notícia no ambiente digital. Ficamos felizes em contar com a parceria da Ajor para apoiar nativos digitais brasileiros com um programa que trouxe excelentes resultados nos países em que foi implementado”, disse Natália Mazotte, Gerente de Parcerias com o Ecossistema de Notícias no Google.
O primeiro da série é o Laboratório de Estratégias de Publicidade Digital, que está com inscrições abertas neste link até 19 de julho e é exclusivo para membros da Ajor. Neste programa, a turma selecionada receberá mentorias especializadas em fundamentos de publicidade e patrocínio digital, métodos ágeis, tomada de decisão baseada em dados e insights, proposta de valor para o cliente, criação de melhores media kits, preços e embalagens, a “arte” de vender, otimização programática, aproveitando newsletters e eventos e mais.
Durante o programa, os participantes de cada organização de notícias vão receber consultoria individualizada e materiais de apoio, aprender com colegas que enfrentam desafios semelhantes para ampliar seus negócios e implementar projetos específicos para avançar nos objetivos definidos.
O Laboratório de Estratégias de Publicidade Digital tem duração de 12 semanas e começa no dia 14 de agosto. Cada organização selecionada pode indicar de 3 a 5 profissionais para compor o time que vai participar das sessões ao vivo e implementar os projetos práticos. Para saber mais sobre o laboratório e tirar dúvidas, participe de um webinário com os coordenadores do projeto no dia 10 de julho, às 11 horas. Inscrições neste link.