Google News Initiative divulga veículos selecionados para o Desafio de Inovação na América Latina

Por Ajor out 25, 2022

Dos 11 representantes do Brasil contemplados pela iniciativa, quatro são organizações associadas à Ajor

Depois de analisar mais de 300 inscrições, a Google News Initiative anunciou nesta terça (25) os vencedores da terceira edição do Desafio de Inovação na América Latina.

Ao todo, foram selecionados 30 projetos de 12 países da região. O Brasil é país com o maior número de iniciativas contempladas, com 11 representantes. Destes, quatro são organizações associadas à Ajor: Plural, Agência Lupa, Ambiental Media, Matinal Jornalismo.

“Para o Plural, que ainda é um veículo superjovem, o Desafio de Inovação não só é um estímulo como também é uma imensa validação do que estamos fazendo. Nosso projeto é de jornalismo local e achamos que pode de verdade fazer a diferença na vida das pessoas. Muito felizes por termos sido selecionados”, afirma Rogerio Galindo, coordenador de conteúdo do Plural.

Sobre a iniciativa

Esta é a terceira edição do Desafio na América Latina, cuja proposta é contribuir com o ecossistema jornalístico no mundo todo promovendo a inovação e a sustentabilidade do setor. Desde 2018, o Google já contribuiu com 338 projetos, em 75 países. 

Participam desde jornais a veículos que nasceram produzindo jornalismo online, startups, associações ou ONGs, acadêmicos e jornalistas independentes. O Google recebeu projetos focados em aumentar o engajamento de leitores e/ou receita, desenvolvimento e diversificação de modelos de negócios, combater a desinformação, aumentar a confiança no jornalismo, alcançar novos públicos, melhorar a eficiência do fluxo de trabalho e mais.

Entre os 353 inscritos, 31% eram de veículos de imprensa regionais e locais, enquanto 23% partiram de empresas de notícias totalmente dedicadas ao jornalismo digital. 

Acesse a lista de projetos selecionados

outras notícias

veja também