Instituto Serrapilheira lança edital de apoio a podcasts de ciência

Por Ajor mai 09, 2023

As inscrições terminam em 24 de junho; até oito iniciativas serão contempladas

O Instituto Serrapilheira abriu uma nova chamada pública para apoiar podcasts brasileiros que tenham a ciência como pauta. Até oito candidatos serão selecionados para participar de um programa de treinamento e receber até R$ 50 mil para a produção de uma temporada. As inscrições começam hoje e vão até 24 de junho pelo site da iniciativa.

O edital busca tanto projetos já consolidados como aqueles que ainda estejam em fase de concepção. Serão priorizadas ideias que dêem visibilidade às áreas da ciência apoiadas pela organização, como ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação ou matemática.

As propostas de podcasts podem ser em qualquer formato: entrevistas, mesas-redondas, reportagens, narrativas ficcionais, narrativas pessoais ou outros tipos de conteúdo. Os candidatos precisam detalhar, na hora da inscrição, como a ciência estará presente nos podcasts. Também serão analisados a experiência prévia dos candidatos em produzir podcasts e bons projetos editoriais; o detalhamento do público-alvo; o objetivo do projeto e a previsão do uso dos recursos financeiros. Os interessados também devem enviar uma amostra de áudio com até 1 minuto de duração para avaliação.

A seleção dos projetos será feita por um comitê formado por profissionais especializados em podcasts. O anúncio dos selecionados será em 22 de agosto.

Como Cobrir

Em 2022, a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) estreou a segunda temporada do podcast “Como Cobrir”, inteiramente focado em ciência e nas suas mais diversas representações no cotidiano dos brasileiros, como a saúde, a alimentação e o meio ambiente. A iniciativa contou com o apoio do Instituto Serrapilheira, além da parceria com a Agência Bori e a Escuta Aqui Áudio na produção. 

A temporada está dividida em sete episódios: Alimentação, Novas (e velhas) epidemias, Educação, Amazônia, Mudanças climáticas, Vacinas e Oceanos. O podcast está disponível nos principais agregadores, como Spotify, Apple, Deezer, Amazon Music, Castbox, Google e Orelo.

outras notícias

veja também