Jaime Abello Banfi: ‘É necessário apostar na diversidade e no pluralismo’

Cofundador da Fundação Gabo foi o keynote speaker da 4ª edição nacional do Festival 3i

O Festival 3i 2023 começou oficialmente nesta sexta (5) com a palestra de abertura de Jaime Abello Banfi, keynote speaker do evento. A mediação foi de Natalia Viana, cofundadora da Agência Pública e presidente da Ajor. Com mais de 70 palestrantes e 35 diferentes atividades, o evento recebe estudantes, pesquisadores, empreendedores e entusiastas do jornalismo entre os dias 5 e 7 de maio na Casa da Glória, Rio de Janeiro.

Viana deu início ao encontro agradecendo ao Conselho e equipe da Ajor, assim como aos mais de 100 associados que fazem parte da organização. “Não estamos mais falando sobre o jornalismo do presente, e sim do futuro”, afirmou ao chamar o convidado especial.

Abello atua há mais de 20 anos como diretor geral da Fundação Gabriel García Márquez, uma das principais organizações de fomento ao jornalismo ibero-americano e realizadora pelo Prêmio Gabo, concurso que reconhece, desde 2013, as melhores produções jornalísticas da região.

Em sua fala, o jornalista prestou uma homenagem à instituição que ajudou a fundar ao lado do escritor colombiano e Nobel de Literatura. Criada em 1994, a antiga FNPI (Fundación para un Nuevo Periodismo) e atual Fundação Gabo foi pioneira na oferta de oficinas de formação sobre o uso da internet e tecnologias digitais em redações. 

O primeiro treinamento realizado, em 1995, foi apresentado por Rosental Calmon Alves, fundador do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e um dos idealizadores da Ajor (Associação de Jornalismo Digital). 

Natalia Viana, presidente da Ajor, e o keynote speaker do Festival 3i 2023 Jaime Abello Banfi, diretor geral da Fundação Gabo. Foto: Any Duarte, @aquelaany

“Mais de 25 anos depois, muitas coisas mudaram no jornalismo, mas outras permanecem. Em um cenário complexo, coexistem velhos e novos atores midiáticos, mas não podemos negar que a tecnologia mudou completamente o setor”, afirma Abello. 

O jornalista comparou a insegurança social que pairava na América Latina no final do século passado, após décadas de ditaduras militares, com o atual cenário de fragmentação política e comunicacional que impacta a região. Sobre o problema urgente da desinformação, defendeu a responsabilização das grandes plataformas e o estímulo a uma “cidadania digital ativa e prudente”. 

Abello também destacou os resultados do “El Hormiguero”, pesquisa realizada pela Fundação Gabo com mais de 1500 meios nativos digitais em 12 países latino-americanos, e que agora está disponível em português. Segundo ele, o generalismo deu espaço à especialização e a um ecossistema de mídia mais plural, que dá protagonismo a grupos antes marginalizados, como mulheres e comunidades fora dos grandes centros urbanos: “Para esse novo jornalismo, é necessário apostar na diversidade e no pluralismo”, afirma.

O debate sobre a sustentabilidade do jornalismo também teve espaço na fala de abertura. O comunicador falou sobre a importância do financiamento de veículos digitais e destacou a necessidade de políticas públicas éticas e transparentes de apoio  ao jornalismo latino-americano. 

A palestra está disponível na íntegra no Youtube do Festival 3i: 

outras notícias

veja também