Lupa lança segunda edição de programa de treinamento em checagem de fatos

Por Ajor ago 18, 2023

‘Mirante’ é direcionado a estudantes e jornalistas que vivem em locais de vulnerabilidade social

Organização associada à Ajor, a Lupa abriu nesta quarta-feira (16) as inscrições para a segunda edição do Mirante, programa de treinamento em checagem de fatos. Nesta edição, a iniciativa tem como público-alvo jornalistas e estudantes de jornalismo do último ano da graduação, de periferias e favelas brasileiras, assim como de territórios quilombolas, ribeirinhos e indígenas. 

O programa tem como finalidade ensinar e promover o uso das ferramentas de fact-checking e de técnicas jornalísticas de combate à desinformação. O objetivo principal é treinar e aperfeiçoar as habilidades de checagem, a fim de levar informação qualificada a regiões periféricas e desertos de notícias.

“Nosso principal objetivo nesta edição do Mirante é empoderar jornalistas que vivem em locais de maior vulnerabilidade e que sofrem os impactos da desinformação e da disputa de narrativas no seu dia a dia. Queremos formar checadores que possam promover mudanças reais nas suas próprias comunidades”, afirma Natália Leal, diretora-executiva da Lupa.

Sobre o programa

O Mirante terá duração de quatro meses, de outubro de 2023 a janeiro de 2024. As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 16 de setembro.

Serão 30 vagas para treinamentos que envolvem capacitação em técnicas jornalísticas de combate à desinformação, checagem de fatos, monitoramento de conteúdos falsos e iniciativas de distribuição de conteúdo verificado em plataformas digitais, além de ações de educação midiática e divulgação científica, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico. 

Os inscritos deverão responder uma prova discursiva online no dia 18 de setembro, entre 10h e 16h. O anúncio dos selecionados acontecerá no dia 3 de outubro, no site e redes sociais da Lupa.

Conteúdos, imersão e mentorias

Durante o treinamento, os participantes aprenderão a produzir checagens, a usar bancos de dados públicos e a Lei de Acesso à Informação (LAI) na cobertura eleitoral, a detectar desinformação e combatê-la e vão entender como as plataformas de redes sociais tratam o problema.

Além da formação teórica, os participantes terão um período de imersão na Lupa. Ao final, irão elaborar um projeto de combate à desinformação. Estão previstas sessões de mentorias com profissionais dos times de Educação, Redes Sociais, Produto e Jornalismo da Lupa.

O treinamento é totalmente gratuito e será realizado de forma remota. Quem concluir o programa fará parte de um banco de talentos da Lupa e poderá ser selecionado para atuar na cobertura das Eleições de 2024 ou de outros projetos.

Confira aqui o regulamento do Mirante e faça sua inscrição.

outras notícias

veja também