Associação realiza campanha de assinaturas que destaca a inovação editorial das organizações associadas
Com 325 edições enviadas, a Newsletter Brasis comemora seu primeiro ano de lançamento nesta sexta-feira (1). Primeira publicação externa e recorrente da Ajor (Associação de Jornalismo Digital), o boletim nasceu com o objetivo de apresentar perspectivas inovadoras e diversas do noticiário e dar visibilidade ao conteúdo produzido pelas organizações associadas.
Diária e gratuita, a Brasis está perto de alcançar a marca de 6 mil assinantes, com uma taxa média de abertura de 30%. “Estamos muito felizes com o resultado deste primeiro ano da newsletter. Para além dos excelentes números de alcance e engajamento, a Brasis ajudou a ampliar o impacto do jornalismo produzido pelas associadas à Ajor e contribuiu para apresentar a Associação e sua força para diferentes atores políticos da nossa sociedade”, afirma Maia Fortes, diretora-executiva da Ajor.
“Logo na fundação da Ajor, percebemos que havia uma oferta bem robusta de notícias e reportagens que contavam todo um outro Brasil — na verdade Brasis — que geralmente não ganha a atenção da imprensa tradicional. Mas olhando a curadoria, dá para perceber que o Brasil é muito mais diverso e tem excelentes jornalistas investigando, relatando e monitorando os poderosos em todo o país. Por isso essa curadoria é fundamental. A ideia é, inclusive, pautar outros veículos sobre histórias locais que podem ter interesse nacional”, disse Natália Viana, cofundadora da Agência Pública e uma das idealizadoras da newsletter.
“Eu acho que a Brasis demonstra justamente como o campo do jornalismo digital tem se solidificado, o que é um dos motores da Ajor mas também consequência da sua existência. É como sempre dissemos: o bom jornalismo precisa primeiro de uma boa estrutura, de uma boa gestão, de oportunidades. É nisso que a Ajor trabalha”, conclui.
Pesquisa
No começo de 2023, a entidade realizou uma pesquisa de satisfação com os leitores da newsletter. Os resultados mostraram que 50% dos respondentes passaram a acompanhar um novo veículo depois de ler a Brasis.
“Hoje em dia, o melhor do jornalismo brasileiro está sendo feito por organizações com menos financiamento, que precisam ser mais conhecidas para crescer. A newsletter Brasis tem o importante papel de mostrar o que essas pequenas e aguerridas redações fazem de mais interessante, e sempre descubro alguma que ainda não conhecia. Como profissional e fundador de uma pequena empresa que colabora com várias do ecossistema, a Brasis me sugere várias possibilidades de ver essas colaborações terem o impacto que merecem”, afirma Marcelo Duarte, da Lagom Data, organização de jornalismo de dados associada à Ajor.
Os gestores e representantes dos veículos associados têm um canal direto de comunicação com a editora da newsletter, Audrey Furlaneto, no qual podem enviar diariamente sugestões de conteúdos para a curadoria. “O processo de curadoria da Brasis considera a pluralidade das mais de cem organizações. Todos os dias, temos o cuidado de unir as informações mais importantes em nível nacional com a produção especializada e aprofundada de veículos locais e de nichos temáticos. É essa diversidade de conteúdos que caracteriza a Brasis. Estou muito contente com o que conseguimos alcançar até agora”, diz Furlaneto.
Campanha
Em comemoração ao primeiro ano da newsletter e com o objetivo de ampliar o número de inscritos, a Ajor realizará uma campanha nas redes sociais ao longo do mês de setembro. Com o mote “Quem lê a Brasis sabe”, a iniciativa utiliza informações veiculadas em investigações das associadas que saíram na Brasis para destacar a inovação editorial do jornalismo digital brasileiro.
As peças serão publicadas nos perfis de redes sociais da Ajor, das organizações associadas e de parceiros.
Sobre a newsletter
A Brasis é uma newsletter diária que traz uma curadoria dos conteúdos produzidos pelas mais de cem organizações associadas à Ajor (Associação de Jornalismo Digital). Ela é disparada todos os dias pela manhã, exceto em feriados e finais de semana. A assinatura é gratuita e pode ser feita em https://brasis.ajor.org.br/.
A editora responsável pela newsletter é Audrey Furlaneto, escritora e jornalista com mais de 15 anos de experiência em redações, como Folha de S.Paulo e O Globo. Completa a equipe a jornalista Tainah Ramos, assistente de comunicação da Ajor,
O boletim está organizado em editoriais fixas (Factual, Cultura, Meio Ambiente, Outras histórias, Investigação, Podcast) e rotativas (Direitos Humanos, Raça e gênero, Saúde, Tecnologia, Esporte), que aparecem em dias alternados durante a semana.