Nexo e Marco Zero recebem aporte do Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público

Por Ajor abr 14, 2023

Veículos estão entre as dez iniciativas selecionadas de diversas regiões do globo

Associadas à Ajor, o Nexo Jornal e a Marco Zero Conteúdo estão entre as dez organizações de jornalismo independentes do mundo selecionadas para receber apoio financeiro do IFPIM (Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público, em português). Esse é o primeiro grupo de veículos a receber o investimento.

Criado em 2021, o IFPIM tem como o objetivo buscar soluções para ajudar o setor de mídia a trabalhar em prol da democracia. Ligado ao Rockefeller Philanthropy Advisors, entre seus financiadores e doadores estão nações como Estados Unidos, França, Suíça, Estônia, Nova Zelândia, Dinamarca e Taiwan. O Fundo Nacional da Democracia, a Fundação Ford, as Filantropias de Craig Newmark, a Luminate e a Fundação MacArthur, e empresas como Microsoft e Google, também financiam o projeto.

“Estamos muito felizes com esta parceria com o IFPIM e orgulhosos de estarmos entre as duas organizações brasileiras contempladas, principalmente porque vamos trabalhar especialmente para fortalecer não só a Marco Zero mas também uma rede de organizações de jornalismo independente do Nordeste. Esta descentralização dos recursos é fundamental para fortalecer a diversidade no ecossistema de mídia de interesse público no Brasil”, afirma Inês Campelo, presidenta da Marco Zero.

Nas Américas, apenas Brasil e Colômbia possuem organizações beneficiárias. Também foram selecionadas iniciativas da África do Sul, Nepal, Níger, Serra Leoa, Tunísia e Ucrânia.

Conheça todas as selecionadas.

outras notícias

veja também