Notícia Preta lança plataforma com cursos gratuitos de comunicação antirracista

Por Ajor ago 23, 2023

Os treinamentos acontecem virtualmente e são voltados a pessoas negras e periféricas

Organização associada à Ajor (Associação de Jornalismo Digital), o Notícia Preta acaba de divulgar a Escola de Comunicação Antirracista, projeto de formação voltado para pessoas negras e periféricas. O evento de lançamento aconteceu nesta segunda (21) no auditório do Senac RJ, no Rio de Janeiro.

Com aulas online e assíncronas, a plataforma educativa aposta na difusão de conceitos da comunicação não violenta e do olhar antirracista. “O nosso foco aqui é dar oportunidade para transformar realidades. A gente é um negócio de impacto social, ele nasceu desse desejo da gente protagonizar soluções para dois grandes desafios sociais: que são o combate ao racismo e o acesso à educação“, afirmou Thais Bernardes, CEO do Notícia Preta, em comunicado à imprensa. A Escola é uma parceria entre o veículo e o Grupo Carrefour Brasil. 

Evento de lançamento da Escola de Comunicação Antirracista do Notícia Preta, no Rio de Janeiro. Imagem: Divulgação.

Já estão disponíveis cursos como Marketing Digital, Assessoria de Imprensa e Comunicação Antirracista. As inscrições podem ser feitas pela plataforma da iniciativa. Segundo Bernardes, a ideia de desenvolver uma escola com esse foco nasceu junto com o jornal. “O Notícia Preta sempre foi um espaço de formação de comunicadores antirracistas. Em 4 anos de existência formamos mais de 60 comunicadores que aprenderam como fazer um jornalismo não-violento. Fazíamos essas formação de maneira orgânica, agora organizamos tudo e disponibilizamos em uma plataforma de ensino”, explica.

Além dos cursos oferecidos de forma online, uma parceria entre o Notícia Preta e o Senac RJ, através do Programa Senac de Gratuidade, vai oferecer cursos profissionalizantes para jovens e adultos com renda familiar média mensal de até dois salários mínimos. Esta formação será presencial, destinada a pessoas residentes no Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, serão 150 vagas abertas.

outras notícias

veja também