Nova ferramenta da Agência Lupa reúne leis sobre desinformação no mundo

Por Tainah Ramos nov 14, 2023

O mapa interativo apoia a produção de reportagens e pesquisas acadêmicas

Organização associada à Ajor, a Agência Lupa lançou neste mês o LupaMundi, um levantamento inédito sobre as diferentes legislações sobre desinformação a nível mundial. A ferramenta permite que o usuário filtre a busca, comparando países que têm leis específicas, leis gerais ou que não têm leis. Também é possível pesquisar por temas como “crimes cibernéticos” ou “moderação de conteúdo”.

Gerente de produto da organização, Marcela Duarte conta que a iniciativa foi desenhada no segundo semestre de 2021 com a ideia de reunir projetos de leis sobre o tema em diferentes estados e municípios do Brasil, em paralelo ao PL 2630/2020, conhecido como “PL das Fake News”.

“Percebemos que essa era uma lacuna. Não tinha nenhum lugar que reunisse toda a legislação nem do Brasil e nem do mundo. A gente fala muito sobre a da União Europeia, alguém fala da Austrália, mas não existe um lugar que a gente consiga de fato olhar para tudo que existe no mundo e entender o assunto de forma mais aprofundada”, explica Marcela.

A Lupa publicou sua primeira reportagem baseada na ferramenta, na qual mostra que apenas 35 países no mundo têm leis específicas voltadas à regulamentação midiática, sendo 78% na Europa.

O objetivo do LupaMundi é servir de base para reportagens jornalísticas e para pesquisas. “Para nossa própria redação e para nossa área de educação era importante ter esse compilado, acreditamos que para outros veículos e acadêmicos também. A nossa expectativa é que o material incentive a produção de sobre o tema”, pontua. Além da navegação online com filtros por situação jurídica e temas, é possível baixar as informações e fazer levantamentos e análises a partir dos dados brutos.

O mapa está disponível também em inglês para beneficiar profissionais a nível global. A construção do produto contou com a colaboração de outras iniciativas de checagem ao redor do mundo, como a IFCN (International Fact-Checking Network) e a LatamChequea, que ajudaram a coletar informações sobre as leis em diferentes países. 

Produtos

O LupaMundi também inaugurou o setor de produtos da Agência Lupa. Embora existisse uma pessoa dedicada à função, essa é a primeira vez que o veículo possui uma área estruturada com mais profissionais. 

O desenvolvimento de produtos em iniciativas jornalísticas é um dos caminhos para a sustentabilidade financeira. Segundo o Ponto de Inflexão, estudo realizado pela SembraMedia sobre o ecossistema de meios de comunicação digital publicado em 2021, construir equipes com experiência e habilidades diversas, como em negócios, produtos e tecnologia, aumentou a receita das redações estudadas.

Já o Propulsorio, projeto da SembraMedia e do Velocidad dedicado à mentalidade de produto no jornalismo, lembra que a existência do setor e de um gerente de produtos é essencial para conquistar audiências e aumentar o engajamento dos leitores.

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