notícias

O jornalismo no Brasil em 2024 pelo olhar de jornalistas especializados e pesquisadores

por | dez 21, 2023

Material da Farol Jornalismo reúne dez artigos com debates que vão permear o campo no próximo ano 

Emergência climática, desinformação e tecnologia estão entre os principais temas trazidos pelo especial “O jornalismo no Brasil”, que chega a sua oitava edição trazendo as tendências para o setor em 2024. A publicação é produzida pela newsletter Farol Jornalismo, organização associada à Ajor, em parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). É possível também acessar uma compilação com os textos das edições anteriores.

Os insights para o próximo ano estão divididos entre dez artigos de jornalistas especializados em diferentes áreas e pesquisadores do campo. Alguns assuntos seguem a continuidade da edição anterior, como a cobertura das mudanças climáticas, o combate à desinformação e o impacto do jornalismo local.

Com as ondas de calor no país, a seca histórica no Amazonas e as chuvas recordes no Sul, a jornalista Giovana Girardi reflete sobre a necessidade do jornalismo incorporar em seus discursos e em todas as editorias a emergência do clima. 

Já a desinformação aparece em dois artigos com espectros distintos. A jornalista Jamile Santana destaca que o enfrentamento aos conteúdos desinformativos está atrelado ao papel da cobertura local no caminho contra os desertos de notícias, principalmente nas eleições municipais. Enquanto isso, a jornalista Gabi Coelho aborda a desinformação como um desafio contínuo relacionado a temas como regulação das plataformas, educação midiática e inteligência artificial.

A jornalista Cristina Tardáguila lembra que 2024 será o ano em que diversas organizações de jornalismo publicarão seus manuais de uso de IA. Associada à Ajor, o Núcleo se tornou neste ano o primeiro veículo brasileiro a divulgar uma política aberta sobre a utilização dessa tecnologia na redação. 

A jornalista Ana Regina Rêgo mergulhou na questão entre jornalismo e as plataformas, trazendo a regulação das big techs para o centro do debate – tema que permeou as discussões durante todo o ano de 2023 no Brasil e no mundo.

O especial também inclui artigos sobre a conquista de confiança do público no jornalismo, proximidade com a audiência, a importância da comunicação indígena, uma nova ótica sobre segurança pública e uma cultura de diversidade nas redações.

Confira o especial completo.