Portal Catarinas e Repórter Brasil são finalistas do Prêmio Gabo 2023

Por Ajor jun 22, 2023

Reportagens brasileiras em destaque investigam temas de gênero e meio ambiente 

A Fundação Gabo divulgou nesta quinta-feira (22) a lista dos 15 trabalhos finalistas do Prêmio Gabo 2023, principal premiação do jornalismo em espanhol e em português. Duas organizações associadas à Ajor concorrem na categoria “Cobertura”. 

A Repórter Brasil disputa com o especial “Nome aos bois”, investigação que revela os problemas ambientais e trabalhistas relacionados a dez dos principais pecuaristas do Brasil. O trabalho é uma coautoria entre Ana Magalhães e Marina Rossi.

Já o Portal Catarinas entrou na disputa pelo prêmio com reportagem sobre a violação do direito ao aborto de uma menina de 11 anos, vítima de um estupro em Santa Catarina. O trabalho é uma parceria do veículo com o The Intercept Brasil. A autoria é de Bruna de Lara, Tatiana Dias e Paula Guimarães.

Além das organizações, o Metrópoles e a Rádio Novelo também fizeram parte das iniciativas membros da Ajor que foram nomeadas ao Prêmio em 2023. 

Os vencedores serão anunciados e receberão o prêmio durante o 11º Festival Gabo, que acontece de 30 de junho a 2 de julho em Bogotá, na Colômbia. Eles receberão 35 milhões de pesos colombianos, um diploma e uma cópia da escultura Gabriel do artista Antonio Caro. Os autores das 15 obras finalistas são convidados a participar do evento, com todas as despesas pagas.

outras notícias

veja também