Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados recebe inscrições

Por Ajor set 21, 2023

Premiação distribuirá R$ 10 mil aos ganhadores; jornalistas e organizações podem se inscrever até 8 de outubro 

Já estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. Criada para fortalecer o jornalismo de dados no Brasil, a iniciativa reconhece a excelência no uso de dados para reportar, analisar e investigar questões que afetam a sociedade brasileira. Qualquer profissional ou organização que tenha desenvolvido um trabalho jornalístico a partir de dados poderá se inscrever até 8 de outubro por meio deste formulário

A edição deste ano premiará trabalhos publicados a partir de 23 de setembro de 2022 que se encaixem em uma das seguintes categorias: Investigação, Visualização de Dados, Inovação e Experimentação e Dados Abertos. 

Ao todo, serão selecionados 12 finalistas, três em cada categoria, a partir de critérios como originalidade, relevância, replicabilidade e precisão. Além do reconhecimento, os ganhadores serão contemplados com um prêmio em dinheiro no valor total de R$ 10 mil, divididos igualmente entre as categorias. 

O Prêmio é uma iniciativa da Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil (OKBR), em parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e a Transparência Brasil. 

“O Brasil tem hoje uma comunidade muito madura de jornalistas de dados e que encara com muito rigor os seus trabalhos baseados em evidências. Nesse sentido, o Prêmio se consolida como um espaço em que trabalhos de excelência são homenageados e destacados nesse registro histórico que vem sendo construído desde a primeira edição”, ressalta a coordenadora da Escola de Dados, Jamile Santana. 

A cerimônia de premiação marcará o encerramento da 8ª Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), o maior evento de jornalismo de dados da América Latina, em 19 de novembro, em São Paulo. Mais informações e o regulamento estão disponíveis no site do Prêmio.

outras notícias

veja também