notícias

Prêmio Roche 2022 seleciona os melhores trabalhos de jornalismo de saúde

por | abr 18, 2022

É possível inscrever projetos de coberturas individuais ou colaborativas. Os vencedores vão receber uma bolsa de até $5.000 dólares

Estão abertas as inscrições para a décima edição do Prêmio Roche, iniciativa da Roche América Latina e da Fundação Gabo que reconhece os melhores trabalhos na cobertura jornalística sobre saúde na América Latina. Para participar, é necessário que o comunicador tenha trabalhos transmitidos ou publicados pela primeira vez entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, em espanhol ou português. A convocatória vai até o dia 27 de junho.

Em 2022, a premiação ampliou sua temática de seleção para incluir também coberturas que abordem o jornalismo de saúde e ciência a partir de impactos econômicos, políticos e sociais, e com enfoques humanos, inclusivos e inovadores. É possível se inscrever em três diferentes categorias: 

  • Jornalismo Sonoro: o trabalho com a melhor linguagem sonora produzido e transmitido em programas de rádio por emissoras, cadeias legalmente constituídas ou em plataformas digitais de qualquer país da América Latina.
  • Jornalismo Digital: será vencedor o trabalho mais bem produzido e publicado em meios e entornos digitais de todo o tipo e de qualquer país da região.
  • Cobertura Diária: será aquele que se apresente da melhor maneira como referência de uma cobertura jornalística com profundidade, explicação e seguimento a temas da conjuntura noticiosa do dia a dia.

Podem participar da seleção trabalhos individuais ou coletivos. Os requisitos para inscrever trabalhos de colaboração jornalísticas podem ser conferidos nas regras da premiação. 

O processo de avaliação ocorre em três fases, que começam após o final da convocatória, em 27 de junho: uma fase técnica, uma fase de seleção pelos pré-jurados e uma última fase com os jurados de cada categoria e assessores para a menção honrosa especial.

O vencedor de cada categoria vai receber uma bolsa de até $5.000 dólares (menos taxas bancárias) para a formação acadêmica em cursos, especializações ou mestrados. Além disso, vai receber um troféu comemorativo e um certificado. Já os finalistas de cada uma das categorias em disputa na décima edição vão receber uma medalha e um certificado. Os autores vencedores das menções honrosas, por sua vez, vão ganhar um certificado.

Os vencedores serão revelados em uma  cerimônia de premiação virtual, que acontecerá em novembro deste ano.