Prêmio Roche 2022 seleciona os melhores trabalhos de jornalismo de saúde

Por Ajor abr 18, 2022

É possível inscrever projetos de coberturas individuais ou colaborativas. Os vencedores vão receber uma bolsa de até $5.000 dólares

Estão abertas as inscrições para a décima edição do Prêmio Roche, iniciativa da Roche América Latina e da Fundação Gabo que reconhece os melhores trabalhos na cobertura jornalística sobre saúde na América Latina. Para participar, é necessário que o comunicador tenha trabalhos transmitidos ou publicados pela primeira vez entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, em espanhol ou português. A convocatória vai até o dia 27 de junho.

Em 2022, a premiação ampliou sua temática de seleção para incluir também coberturas que abordem o jornalismo de saúde e ciência a partir de impactos econômicos, políticos e sociais, e com enfoques humanos, inclusivos e inovadores. É possível se inscrever em três diferentes categorias: 

  • Jornalismo Sonoro: o trabalho com a melhor linguagem sonora produzido e transmitido em programas de rádio por emissoras, cadeias legalmente constituídas ou em plataformas digitais de qualquer país da América Latina.
  • Jornalismo Digital: será vencedor o trabalho mais bem produzido e publicado em meios e entornos digitais de todo o tipo e de qualquer país da região.
  • Cobertura Diária: será aquele que se apresente da melhor maneira como referência de uma cobertura jornalística com profundidade, explicação e seguimento a temas da conjuntura noticiosa do dia a dia.

Podem participar da seleção trabalhos individuais ou coletivos. Os requisitos para inscrever trabalhos de colaboração jornalísticas podem ser conferidos nas regras da premiação. 

O processo de avaliação ocorre em três fases, que começam após o final da convocatória, em 27 de junho: uma fase técnica, uma fase de seleção pelos pré-jurados e uma última fase com os jurados de cada categoria e assessores para a menção honrosa especial.

O vencedor de cada categoria vai receber uma bolsa de até $5.000 dólares (menos taxas bancárias) para a formação acadêmica em cursos, especializações ou mestrados. Além disso, vai receber um troféu comemorativo e um certificado. Já os finalistas de cada uma das categorias em disputa na décima edição vão receber uma medalha e um certificado. Os autores vencedores das menções honrosas, por sua vez, vão ganhar um certificado.

Os vencedores serão revelados em uma  cerimônia de premiação virtual, que acontecerá em novembro deste ano. 

outras notícias

veja também