Repórter Brasil ganha Prêmio Gabo com investigação sobre pecuaristas

Por Ajor jul 03, 2023

Os vencedores foram anunciados durante o 11º Festival Gabo 2023, em Bogotá, Colômbia

Organização associada à Ajor, a Repórter Brasil recebeu o Prêmio Gabo 2023 na categoria ‘Cobertura’ com a investigação “Nome aos Bois”, que traça um perfil dos principais pecuaristas envolvidos em irregularidades sociais e ambientais do Brasil. O veículo é o único brasileiro entre os contemplados. O Portal Catarinas também era finalista na mesma categoria.

Os vencedores da principal premiação do jornalismo na América Latina foram revelados na última sexta-feira (30), durante a programação do 11º Festival Gabo 2023, em Bogotá, Colômbia. 

A Repórter Brasil foi representada pela jornalista Marina Rossi e por Ana Magalhães, editora do especial. “É realmente uma honra e uma alegria que este trabalho da Repórter Brasil esteja entre os ganhadores do Prêmio Gabo de 2023. Este é um reconhecimento ao jornalismo profissional, ao jornalismo ético e ao trabalho em equipe. O especial teve o trabalho de uma equipe multidisciplinar, de diversas áreas, e isso mostra a força da criatividade das pessoas trabalhando juntas”, afirma Ana Magalhães.

Marina Rossi e Ana Magalhães durante cerimônia do Prêmio Gabo 2023, em Bogotá. Imagem: Divulgação.

“Sobretudo, é um reconhecimento à força do jornalismo independente brasileiro. Dedico este prêmio a todos os que trabalham para manter a Amazônia de pé, não só os bravos jornalistas, mas os indígenas, quilombolas e ribeirinhos que estão na linha de frente desta guerra. Em nome da Repórter Brasil, também queria dedicar o prêmio a todas as agências de jornalismo independente brasileiras. O jornalismo passa por uma renovação encabeçada por agências menores, que costumam ser mais ágeis e criativas. É uma honra que a Repórter Brasil faça parte da Ajor e que a Ajor esteja incentivando este ecossistema tão rico”, completa.

Este é o segundo Prêmio Gabo recebido pela Repórter Brasil. Em 2017, a organização foi a vencedora na categoria imagem com o documentário “Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica”, disponível na Globoplay.

Assista à cerimônia de premiação na íntegra:

outras notícias

veja também