Repórter do Matinal sofre ataque virtual após reportagem sobre evento antivacina

Por Ajor ago 08, 2023

O jornalista recebeu mensagens com xingamentos e teve informações pessoais expostas nas redes sociais

O repórter Pedro Nakamura, do Matinal Jornalismo, foi vítima de uma série de ataques virtuais após a publicação de reportagem sobre evento promovido na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. 

Publicada em 04 de agosto, a matéria “Câmara sedia evento antivacina organizado por vereadora bolsonarista” investiga que médicos e ativistas ligados ao movimento antivacina na Europa e nos Estados Unidos participaram de um seminário organizado pela vereadora Fernanda Barth (PL-RS) no dia 3 de agosto. O evento foi transmitido pela TV Câmara e divulgado por Barth como uma reunião pública “em defesa da autonomia médica”. 

Ao longo do evento, foram exibidos vídeos de supostas vítimas da vacina da covid-19. Além disso, Barth fez perguntas que questionavam a segurança de imunizantes. Ao Matinal, a parlamentar negou o caráter antivacina do seminário. Após a publicação da reportagem, Nakamura passou a receber, via redes sociais, xingamentos de apoiadores do evento que questionavam sua credibilidade jornalística.

Em 2021, durante a pandemia, o jornalista também foi alvo de alvo de ameaças e hostilidades após a publicação de reportagem sobre estudos clínicos realizados com medicamentos sem autorização da Anvisa.

Em nota, o Matinal condenou os ataques ao repórter e afirmou que já está tomando providências cabíveis. 

A Ajor (Associação de Jornalismo Digital) repudia a ofensiva contra Pedro Nakamura e o Matinal Jornalismo e reforça seu posicionamento a favor do livre exercício profissional de suas associadas. O assédio virtual contra jornalistas não pode ser normalizado e deve ser combatido ativamente. 

outras notícias

veja também