Pesquisadores e especialistas da América Latina e Europa debatem os principais temas sobre informação digital em encontro aberto ao público
A primeira edição do “Seminário Big Techs, Informação e Democracia na América Latina” reunirá representantes do governo e parlamento brasileiros, organizações da sociedade civil e pesquisadores do Brasil, Uruguai, Argentina, México, Paraguai, Costa Rica e França para debater e apresentar propostas para a regulação das plataformas digitais. O encontro é organizado pelo Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social), pela CDR (Coalizão Direitos na Rede) e pelo Fórum sobre Informação e Democracia.
O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, no campus da Liberdade da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), em São Paulo. As mesas da parte da manhã, das 9h às 12h30, são gratuitas e abertas ao público, os temas se dividem entre as iniciativas de regulação na América Latina, como o PL 2630/2020 no Brasil, soberania tecnológica, pluralidade de mídia e educação midiática.
O Fórum é a entidade da sociedade civil responsável por acompanhar a Parceria Internacional, assinada pelo Brasil em agosto deste ano. O acordo intergovernamental, iniciado em setembro de 2019, em Nova York, nos Estados Unidos, reúne 51 países comprometidos em promover e implementar princípios democráticos no espaço global de informação e comunicação.
Confira os detalhes da programação.