Taís Gasparian e Instituto Tornavoz são homenageados pelo Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa

Por Ajor out 17, 2022

A Associação reconheceu o trabalho da organização na expansão da defesa de jornalistas e veículos em um ambiente de crescentes ataques e ameaças

O Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2022, da Associação Nacional de Jornais (ANJ), vai homenagear a advogada Taís Gasparian e o Instituto Tornavoz, organização da qual ela é diretora e uma das fundadoras. A premiação reconhece o trabalho da profissional, e da entidade, na expansão da defesa da liberdade de imprensa em um ambiente de crescentes ameaças e dificuldades ao jornalismo.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 1º de dezembro, no Auditório ESPM Tech, em São Paulo. Também haverá um painel sobre liberdade de imprensa.

“Com o Instituto Tornavoz, Taís e equipe abriram uma nova frente de defesa da liberdade de imprensa no Brasil, beneficiando principalmente pequenos e médios veículos, que nem sempre têm capacidade financeira de fazer frente a cercos jurídicos contra o jornalismo”, afirmou o presidente-executivo da ANJ, o jornalista Marcelo Rech, em comunicado à imprensa. 

Taís é especialista na área do direito civil relacionado à mídia, à publicidade e à internet e representa, há mais de trinta anos, jornalistas e veículos de comunicação. Foi membro do Conselho Diretor da Associação dos Advogados de São Paulo e é sócia do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian – Advogados.  Juntas a ela na direção do Tornavoz estão a professora Clarissa Gross e as advogadas Mônica Filgueiras Galvão, Laura Tkacz e Charlene Nagae, Diretora Executiva da entidade. 

 “O prêmio da ANJ é um importante reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Tornavoz e nos incentiva a continuar promovendo iniciativas para enfrentar os ataques contra a liberdade de expressão e de imprensa, que vem se intensificando na esfera judicial”, afirma Charlene Nagae. 

Fundadoras do Instituto Tornavoz. Da esquerda para a direita: Taís Gasparian, Charlene Nagae, Mônica Filgueiras Galvão, Clarissa Gross e Laura Tkacz. Foto: Kiko Mazzoni.

Parceria com a Ajor

O lançamento oficial do Instituto Tornavoz ocorreu durante o Festival 3i 2022, evento realizado pela Ajor em março deste ano. A mesa “Tornavoz: em defesa da expressão livre” recebeu os jornalistas Juca Kfouri e Elvira Lobato e o fotógrafo Alex Silveira para uma conversa com Taís Gasparian. 

A organização nasceu com o objetivo de garantir defesa jurídica especializada àqueles que sofrem ameaças ou processos em razão do exercício da manifestação do pensamento e da expressão e que não têm condições econômicas de arcar com os custos de defesa. 

A Ajor é parceira da entidade e atua mepando e direcionando as organizações associadas que necessitam de atendimento jurídico.

Em julho, as duas organizações organizaram o seminário “Como Evitar Processos Judiciais?”, um ciclo de encontros com especialistas em Direito para ajudar os veículos membros da Ajor a se prepararem para a cobertura eleitoral.

outras notícias

veja também