Veículos associados à Ajor vencem o 44º Prêmio Vladimir Herzog

Por Ajor out 14, 2022

O anúncio dos conteúdos premiados ocorreu nesta quinta (13) em evento presencial no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

A Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos divulgou nesta quinta (15) os vencedores da 44ª edição da premiação. O anúncio ocorreu em sessão pública presencial no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. O evento foi transmitido pelo Facebook.

A cerimônia de premiação será no dia 25 de outubro, das 20h às 21h30 (horário de Brasília), no Tucarena, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV PUC.

Em 2022, o Prêmio recebeu 528 trabalhos inscritos em 7 categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem

Organizações associadas à Ajor estão entre os ganhadores da 44ª edição. A Revista Piauí ficou com o primeiro lugar na categoria Arte com a reportagem ilustrada “Três mulheres da Craco. O episódio “O que os olhos não veem”, do podcast Até Que Se Prove o Contrário, da Agência Pública, foi o vencedor na categoria Produção Jornalística em Áudio.

A produção faz parte da rede de podcasts jornalísticos da Rádio Guarda-Chuva, também associada à Ajor. Outro podcast da iniciativa, o Rádio Escafandro, com o episódio “Não sou mais o Pedro”, foi menção honrosa no prêmio.

O Metrópoles e a Repórter Brasil também receberam menções honrosas nesta edição nas categorias Produção Jornalística em Multimídia  e Produção Jornalística em Texto, respectivamente. Cofundadora da Agência Pública e Presidente da Ajor, Natalia Viana também foi destaque com o livro  “Dano colateral: A intervenção dos militares na segurança pública”. 

Conheça todos os vencedores: 

Arte

VENCEDOR
Título: Três mulheres da Craco
Autoria: Carol Ito
Veículo: Revista Piauí

MENÇÃO HONROSA
Título: Pós-Estupro
Autoria: Brum
Veículo: Jornal Tribuna do Norte

Fotografia

VENCEDOR
Título: A dor da fome
Autoria: Domingos Peixoto
Veículo: Extra

MENÇÃO HONROSA
Título: A narrativa desumanizante em torno dos assassinatos policiais no Rio de Janeiro
Autoria: Fabio Teixeira
Veículo: Plataforma9p9

Produção jornalística em texto

VENCEDOR
Título: Cercados e vigiados – PF legaliza seguranças que aterrorizam moradores de antiga usina de açúcar em Pernambuco
Autoria: Alice de Souza
Veículo: The Intercept Brasil

MENÇÃO HONROSA
Título: Mineração arada: quilombolas barram avanço de empresa inglesa na Chapada Diamantina
Autoria: Daniel Camargos e Fernando Martinho (Repórter fotográfico)
Veículo: Repórter Brasil

Produção jornalística em vídeo

VENCEDOR
Título: Crianças yanomami sofrem com desnutrição e falta de atendimento médico
Autoria: Alexandre Hisayasu e Valéria Oliveira dos Santos (Produção e reportagem), Henrique Souza Filho (Técnico), Alexandro de Oliveira Pereira (Cinegrafista), Luciane Marques de Oliveira (Produção), Wagner Luis Suzuki (Editor), Everton Altafim e Gustavo Pereira Pacheco (Editor de imagem), Anderson da Silva (Editor de arte), Luciano Abreu (Produção)
Veículo: Rede Globo

MENÇÃO HONROSA – PREMIAÇÃO DUPLA
Título: Não merecia ser humilhado; PM arrasta suspeito em moto e recria cena da Escravidão em São Paulo
Autoria: Guilherme Belarmino (Repórter), Eduardo de Paula e Marconi Matos (Repórter cinematográfico), Marcos Barcarollo e Raphael Moura (Técnico de Captação de Som), Aline Lima e Marco Aurélio Silva (Designer), Esther Radaelli (Produtora), Renato Nogueira Neto (Editor), André Alaniz e Flávio Lordello (Editor de imagem)
Veículo: Rede Globo, Fantástico.

Título: Identidade, o direito à vida transvesti
Autoria: Silvia Bessa (Direção, roteiro e coordenação executiva), Luiz Henrique Carneiro Siqueira (Codireção, direção de fotografia, videomaker e edição), Marcionila Teixeira de Siqueira (Entrevistas, produção de entrevistas e pesquisa), Diego Vieira Nigro de Almeida (Videomaker de imagens aéreas)
Veículo: TV ESA PE e TV Universitária PE

Produção jornalística em áudio

VENCEDOR
Título: O que os olhos não veem
Autoria: Ciro Barros e José Cícero da Silva (Reportagem, Entrevistas e Locução), Ricardo Terto (Produção, Roteiro e Edição de Som), Alexandre de Maio (Ilustrações) e Natalia Viana (Supervisão e Coordenação Jornalística)
Veículo: Agência Pública

MENÇÃO HONROSA
Título: Não sou mais o Pedro
Autoria: Tomás Chiaverini
Veículo: Rádio Escafandro

Produção jornalística em multimídia

VENCEDOR
Título: Mortes invisíveis
Autoria: Amanda Rossi, José Dacau e Saulo Pereira Guimarães (Repórter), Flávio VM Costa (Editor e coordenador do núcleo investigativo), Lúcia Valentim Rodrigues (Editora), Yasmin Ayumi (Arte), Gisele Pungan e René Cardillo (Editor de arte), Douglas Lambert (Filmagens) e Olívia Fraga (Edição) 
Veículo: UOL.

MENÇÃO HONROSA
Título: A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia
Autoria: Mirelle Pinheiro
Veículo: Metrópoles

Livro-reportagem

VENCEDOR
Título: Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo
Autoria: Eliane Brum
Veículo: Companhia das Letras

MENÇÃO HONROSA – PREMIAÇÃO DUPLA
Título: Dano colateral: A intervenção dos militares na segurança pública
Autoria: Natalia Viana
Veículo: Objetiva.

Título: Meninos malabares: retratos do trabalho infantil no Brasil
Autoria: Bruna Ribeiro e Tiago Queiroz Luciano
Veículo: Panda Books

Erramos: Em sua primeira versão, este texto atribuía à Rádio Guarda-Chuva a menção honrosa na categoria Produção Jornalística em Áudio. Na verdade, o destaque foi para a produção Rádio Escafandro, que faz parte da rede de podcasts jornalísticos da Guarda-Chuva. A matéria foi atualizada em 15 de outubro de 2022. 

outras notícias

veja também