Alma Preta apresenta palestra sobre jornalismo antirracista no Festival Gabo 2023

Por Ajor jun 26, 2023

Cofundador do veículo, Pedro Borges é o responsável por aula magistral sobre o tema no segundo dia de evento

O jornalista Pedro Borges, cofundador e editor chefe do Alma Preta, é um dos palestrantes convidados para a 11ª edição do Festival Gabo, evento de jornalismo organizado pela Fundação Gabriel García Márquez, que acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho em Bogotá, Colômbia. 

Ele ministra, no segundo dia de evento, a aula “Mostrando a realidade por meio de uma perspectiva antirracista. O encontro abordará novas perspectivas para a cobertura de questões de raça, levando em consideração o histórico das lutas e diversidade da população negra, majoritária no Brasil.

“A participação do Alma no Festival está muito ligada a uma articulação que a Ajor construiu com a Fundação Gabo. A Associação tem construído uma relação muito importante de abertura de caminhos para as organizações de mídia independentes e mídias digitais do Brasil. Esse esforço é fundamental para que a gente possa ampliar a discussão sobre racismo na América Latina. Sabemos que é um problema presente na nossa região e é importante que a gente consiga destacá-lo em ambientes assim”, afirma Borges.

A palestra também marcará o lançamento de um manual de jornalismo antirracista, iniciativa do Alma Preta com apoio da Fundação Gabo. A Ajor será representada no evento por Géssika Costa, coordenadora de projetos da Associação. 

Prêmio Gabo

Durante o Festival, ocorrerá também a premiação dos vencedores do Prêmio Gabo, que reconhece trabalhos de excelência e inovação no jornalismo Iberoamericano. O Portal Catarinas e a Repórter Brasil, duas organizações membros da Ajor, são finalistas na categoria “Cobertura”.

Repórter Brasil concorre com o especial “Nome aos bois”, investigação que revela os problemas ambientais e trabalhistas relacionados a dez dos principais pecuaristas do Brasil. O trabalho é uma coautoria entre Ana Magalhães e Marina Rossi.

Já o Portal Catarinas entrou na disputa pelo prêmio com reportagem sobre a violação do direito ao aborto de uma menina de 11 anos, vítima de um estupro em Santa Catarina. O trabalho é uma parceria do veículo com o The Intercept Brasil. A autoria é de Bruna de Lara, Tatiana Dias e Paula Guimarães.

outras notícias

veja também