Google e Ajor divulgam os veículos selecionados para o Laboratório de Desenvolvimento de Audiência

Por Ajor set 06, 2023

Ao todo, 15 organizações associadas à Ajor receberão mentoria especializada sobre funil de leitores, metodologias ágeis, definição de metas, entre outros

A Ajor (Associação de Jornalismo Digital) e a Google News Initiative anunciaram os veículos selecionados para o Laboratório de Desenvolvimento de Audiência. A iniciativa faz parte do programa “Laboratórios de Transformação Digital”, que visa ajudar pequenos e médios veículos das principais associações de notícias do país a diversificar receitas e entender melhor sua audiência. 

Ao todo, 15 organizações associadas à Ajor receberão mentoria especializada em fundamentos do desenvolvimento de audiência digital, funil de audiência, métodos ágeis e mentalidade de teste e aprendizado, definição de metas e scorecards, SEO, entre outros

Conheça os participantes selecionados:

  1. Capital Reset 
  2. Emerge Mag 
  3. Esporte News Mundo
  4. Fast Company Brasil 
  5. Fiquem Sabendo
  6. Gênero e Número 
  7. Por Dentro de Minas 
  8. Le Monde Diplomatique Brasil 
  9. Matinal
  10. Nexo Jornal 
  11. Núcleo  Jornalismo 
  12. Revista O Grito!
  13.  Portal BnT Online
  14.  Repórter Brasil 
  15. Revista AzMina

Os treinamentos começam no dia 19 de setembro. Cada organização selecionada indicou de 3 a 5 profissionais para compor o time que vai participar das sessões ao vivo e implementar os projetos práticos. Conheça os mentores responsáveis pelo Laboratório de Desenvolvimento de Audiência: 

Tim Griggs é o diretor de programa dos Labs GNI. Tim é o fundador e CEO da Blue Engine Collaborative, uma equipe de consultores/conselheiros/coaches que trabalham em questões de sustentabilidade jornalística – incluindo e especialmente crescimento de receita digital – em todo o mundo. A equipe Blue Engine treinou mais de 1.000 equipes em todo o mundo que alcançaram centenas de milhões de dólares em novas receitas, milhões de novos públicos digitais e uma nova confiança para fazer as coisas acontecerem por conta própria. Tim é o ex-chefe de produtos de receita do The New York Times, onde foi responsável pelo lançamento e crescimento do negócio de assinatura digital e todos os outros produtos de receita digital – palavras cruzadas e jogos, newsletters, produtos publicitários, comércio eletrônico, etc. Em seus 15 anos no The New York Times, ele também atuou como diretor de planejamento estratégico e editor executivo de um jornal local de propriedade do NYT em Wilmington, N.C. Ele também atuou como editor do Texas Tribune, uma startup apartidária e sem fins lucrativos baseada em Austin, Texas. Tim é um ex-coach do Media Transformation Challenge, na Harvard University, e da Knight-Lenfest Newsroom Initiative, na UNC-Chapel Hill; ex-líder do programa Table Stakes para televisão comercial, na Cronkite School da Arizona State University; co-criador do hub Better News, do American Press Institute; e co-autor de “Table Stakes: Getting in the Game of News”.

Idalmy Carrera-Colucci é especialista em suporte em todos os Labs GNI. Idalmy é uma estrategista de mídia digital que atuou em redações como repórter e produtora digital. Posteriormente, foi vice-presidente de engajamento e retenção de público da Tribune Publishing, em uma função híbrida (editorial e marketing), trabalhando com as redações da empresa (que incluem Chicago Tribune, Baltimore Sun e Sun Sentinel) para aprimorar os processos editoriais, fluxos de trabalho e boas práticas – tudo para aumentar a audiência e os assinantes digitais. Como membro da Blue Engine Collaborative, ela é uma coach veterana, líder de programa e palestrante.

Sabrina Passos Cimenti lidera os Labs GNI no Brasil e é coach no Lab de Desenvolvimento de Audiência. Sabri é jornalista, especialista em transformação digital e estratégia digital, mestre em mídias digitais, com +18 anos de experiência em liderança de estratégia, transformação digital e redesenho de operações (gestão de pessoas, processos e cultura). Em 2015, Sabrina foi bolsista profissional do Departamento de Estado dos EUA e também recebeu uma bolsa internacional do Instituto Ling (Jornalistas de Visão). Em Madri, Sabrina concluiu o Master em Mídias Digitais e Visuais, na IE Business School. Passou a maior parte da carreira no Grupo RBS, liderando os projetos de transformação digital. Por cinco anos, liderou as parcerias entre Meta (ex-Facebook) e players de mídia em todo o Brasil e também os programas de aceleração e transformação digital. Entusiasta da disrupção digital, atua como consultora. Orgulhosa mamãe da Cora, de 3 anos.

Nuno Vargas é coach no Lab de Desenvolvimento de Audiência no Brasil e também na América Latina. Nuno é consultor e empreendedor e, nos últimos 20 anos, tem trabalhado em estratégia de produto, design e mídia em toda a Europa, América Latina, Sudeste Asiático, África e EUA, desenvolvendo produtos para startups e projetos corporativos para plataformas digitais e móveis para empresas como Meta (Facebook), The Gates Foundation, Nações Unidas, ICFJ e Google, enquanto dá palestras sobre Design Thinking, Negócios Digitais e Estratégia de Produto. Ele foi Knight Fellow na Universidade de Stanford, onde foi professor na Escola de Pós-Graduação em Educação de Stanford e coach na D.School de Stanford. Seu projeto ‘DataStory’ selecionado como uma das 10 principais startups de notícias do mundo na CNN/Eurovision’s NewsXChange, Startup Alley.

Isabella Freihat é consultora de estratégia e sustentabilidade. Atualmente, é líder de avaliação de marca na Interbrand, trabalhando com equipes de marketing em todo o mundo, de tecnologia a alimentos. O que todos os clientes têm em comum é que estão sempre em busca de parceiros para construir seu relacionamento com as pessoas. Ela quer ajudar os negócios a crescer e ser sustentável, dominando a arte da gestão, negociação e proposta de valor. Suas áreas de especialização são cultura, pesquisa de consumo, branding, inovação, sustentabilidade e gerenciamento de produtos. 

Sobre o programa

Nos Laboratórios de Transformação Digital, turmas formadas por veículos de notícia se reúnem durante vários meses para lidar com problemas específicos de seus negócios, com o apoio de profissionais do Google, parceiros e consultores da Blue Engine Collaborative. Desenvolvido pela Google News Initiative, o programa é focado em promover melhores estratégias de negócio na indústria jornalística, em especial entre pequenas e médias organizações.

Parte da edição brasileira do programa é realizada em parceria com a Associação de Jornalismo Digital. Ao todo, organizações associadas à Ajor receberão mais de 200 horas de treinamentos e consultoria, divididos entre 3 laboratórios. Saiba mais em: https://ajor.org.br/projeto/laboratorios-de-transformacao-digital/ 

outras notícias

veja também