Quatro oportunidades de bolsas e treinamentos para redações e jornalistas

Por Victor Moura mai 20, 2022

Organizações nacionais e internacionais abrem inscrições para programas direcionados a comunicadores e veículos de notícia

Diversas organizações nacionais e internacionais estão com oportunidades abertas para jornalistas e redações brasileiras. São cursos de aperfeiçoamento em inteligência artificial, bolsas para projetos de divulgação científica e editais de financiamento para projetos de inovação no setor. Separamos quatro oportunidades de formação profissional e de negócio que estão com inscrições abertas durante o mês de junho:

Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI)

Deadline de inscrições: 7 de junho 

A terceira edição do Desafio de Inovação para a América Latina, programa realizado pelo GNI que visa estimular a inovação do ecossistema de notícias, está recebendo propostas de projetos. O projeto financia ideias relevantes, inovadoras e focadas nas seguintes áreas: aumento do engajamento da audiência, desenvolvimento e diversificação de modelos de negócios, novos métodos de distribuição de conteúdo, combate à desinformação, aumento da confiança no jornalismo, estratégias para alcançar novos públicos, melhoria da eficiência dos fluxos de trabalho dentro das redações e novas tecnologias para os veículos e para o jornalismo. 

Para mais informações sobre os critérios de seleção e valor das bolsas, consulte a reportagem publicada pela Ajor. 

Clique para se inscrever 

Programa de Divulgação Científica do Serrapilheira

Deadline inscrições: 13 de junho, às 15 horas.  

O Instituto Serrapilheira abriu chamada pública para o programa “o papel da ciência no Brasil de amanhã”, que vai apoiar projetos jornalísticos em qualquer formato de publicação que investiguem e informem sobre as complexas relações entre a ciência e os vários temas de interesse público no Brasil: política, economia, relações internacionais, saúde, cultura, políticas públicas, entre outros. A chamada é voltada para jornalistas, empresas, organizações e equipes jornalísticas.

Os candidatos devem incluir em sua proposta uma carta de compromisso do veículo de comunicação que irá publicar seu trabalho. Os apoios serão de até R$50 mil, podendo variar de acordo com o orçamento apresentado por cada projeto e a avaliação interna do comitê e do instituto. 

Clique para se inscrever. 

JournalismAI Academy for Small Newsrooms

Deadline de inscrições: 8 de junho 

Programa de treinamento em inteligência artificial para  potencializar a aplicação da tecnologia em pequenas redações.  Online e gratuita,  a iniciativa é realizada pelo time da JournalismAI, da London School of Economics and Political Science ( LSE ), com o apoio da Google News Initiative.

O programa terá duração de 8 semanas, entre setembro e outubro de 2022 e, pela primeira vez, está oferecendo vagas para organizações de países da América e da Ásia-Pacífico. Serão selecionadas 20 organizações, de até 100 funcionários, de cada região.

Clique aqui para se inscrever. 

Report for the World 

Deadline de inscrições: 15 de junho 

‘Programa que dá um “match” entre redações locais e jornalistas para a investigação de temas com pouca cobertura. Primeiro, as iniciativas de notícias se inscrevem no projeto contando sobre as lacunas de informação em suas comunidades. A organização então encontra um profissional especializado no tema que pode ajudar, e se compromete a pagar metade do seu salário. 

Os membros do Report for the World recebem treinamento, além de se juntarem a uma rede internacional de jornalistas comprometidos com reportagens locais e transformadoras. A nova edição está recebendo inscrições de jornalistas locais e também de organizações de notícias. A Marco Zero Conteúdo e a InfoAmazonia são atualmente as duas iniciativas parceiras no Brasil.

Clique para se inscrever. 

outras notícias

veja também