Google e Ajor abrem inscrições para laboratório com foco em audiência

Por Ajor ago 02, 2023

Iniciativa faz parte de programa de formação em transformação digital exclusivo para veículos associados

A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e o Google, por meio da Google News Initiative, abriram as inscrições para o Laboratório de Desenvolvimento de Audiência, nova fase dos Laboratórios de Transformação Digital, uma iniciativa do Google focada em promover melhores estratégias de negócio na indústria jornalística.

Exclusivo para organizações associadas à Ajor, o programa vai selecionar 15 veículos de pequeno e médio porte. As organizações receberão mentorias especializadas em fundamentos do desenvolvimento de audiência digital, funil de audiência, métodos ágeis e mentalidade de teste e aprendizado, definição de metas e scorecards, SEO, entre outros. As inscrições estão abertas até 18 de agosto por meio deste link.

Durante o programa, os participantes de cada organização de notícia vão receber consultoria individualizada e materiais de apoio, aprender com colegas que enfrentam desafios semelhantes para ampliar seus negócios e implementar projetos específicos para avançar nos objetivos definidos.

O Laboratório de Laboratório de Desenvolvimento de Audiência tem duração de 12 semanas, começando na terceira semana de setembro. Cada organização selecionada pode indicar de 3 a 5 profissionais para compor o time que vai participar das sessões ao vivo e implementar os projetos práticos.

Sobre o programa

Nos Laboratórios de Transformação Digital, turmas formadas por veículos de notícia se reúnem durante vários meses para lidar com problemas específicos de seus negócios, com o apoio de profissionais do Google, parceiros e consultores da Blue Engine Collaborative. Desenvolvido pela Google News Initiative, o programa é focado em promover melhores estratégias de negócio na indústria jornalística, em especial entre pequenas e médias organizações.

“Estes Laboratórios são fruto de alguns anos de pesquisa e experimentação dos times da Google News Initiative em diferentes mercados, e traz o que há de mais novo em estratégias para ampliar a sustentabilidade de veículos de notícia no ambiente digital. Ficamos felizes em contar com a parceria da Ajor para apoiar nativos digitais brasileiros com um programa que trouxe excelentes resultados nos países em que foi implementado”, disse Natália Mazotte, Gerente de Parcerias com o Ecossistema de Notícias no Google.

Parte da edição brasileira do programa é realizada em parceria com a Associação de Jornalismo Digital. Ao todo, organizações associadas à Ajor receberão mais de 200 horas de treinamentos e consultoria, divididos entre 3 laboratórios. O primeiro laboratório, focado em publicidade digital, já divulgou os veículos selecionados.

“Essa nova parceria com a Google News Initiative vai contribuir para a formação de equipes estratégicas dentro das organizações associadas, o que é essencial para pensar modelos de negócios mais sustentáveis. Estamos muito empolgados de poder oferecer novas oportunidades de aprendizado e trocas para os membros da Ajor”, afirmou a presidente executiva da Ajor, Maia Fortes

Saiba mais em: https://ajor.org.br/projeto/laboratorios-de-transformacao-digital/ 

outras notícias

veja também